Campanha de prevenção ao câncer conta com a participação da Carreta do Hospital de Amor de Barretos

Prevenção sobre rodas. Assim pode ser definida as presenças da Carreta e Van do Hospital de Amor na Usina Colorado nos dias 16 de outubro, como parte importante da campanha desenvolvida pela empresa para a prevenção de câncer de mama, câncer colo do útero e câncer bucal.

A carreta ofereceu aos colaboradores da Usina Colorado com exclusividade exames para a prevenção e detecção precoce do câncer ginecológico, como Mamografia e Papanicolau. Já a van Odontológica realizou exames para verificação da saúde bucal. Ao todo, foram realizados 77 exames preventivos.

As mulheres tiveram a oportunidade de ser avaliadas por um grande centro de referência. “Para realização dos exames de Mamografia e Papanicolau o agendamento foi realizado com antecedência, já que o Hospital de Amor exige cadastramento de dados e assinatura de termo com pelo menos 5 dias antes dos exames. Entregamos para cada colaboradora a lista de critérios definidos pelo Hospital de Amor para realização dos exames.”, esclarece a enfermeira do Trabalho do Grupo Colorado,  Débora Lelis Gregório.

Os colaboradores puderam comparecer ao local de estacionamento da carreta e van munidos do RG, cartão do SUS e comprovante de endereço.

Mulheres com faixa etária de 25 a 64 anos foram submetidas a exames de Papanicolau. Aquelas Mulheres com faixa etária de 40 a 69 anos de idade fizeram mamografia. A metodologia obedeceu a periodicidade preconizada pelos organismos oficiais de atenção à saúde e prevenção ao câncer: mulheres de 40 a 49 anos devem realizar a mamografia anualmente e mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada 2 anos.

A van odontológica, um mini consultório todo equipado, permitiu a realização de exame bucal feito por cirurgião-dentista. Foram avaliados 30 colaboradores para detecção precoce do câncer bucal. O rastreamento priorizou pessoas com 40 anos, fumantes e usuários de álcool, além de pessoas que tenham feito uso de cigarro ou álcool por pelo menos 20 anos, além daqueles que apresentaram lesões suspeitas há mais de 15 anos.

Rastreamento

O importante é o rastreamento dos pacientes. Os médicos e radiologista fizeram os laudos que serão encaminhados. Os resultados ficam prontos em até 30 dias.         Em caso de alteração no exame o paciente será chamado para agendamento e acompanhamento. A logística, de acordo com a alteração do exame, será montada para garantir a continuidade do atendimento.

“Todos os anos a comunidade do Grupo Colorado participa ativamente das campanhas promovidas pelo Hospital de Amor de Barretos, porque acreditamos que essa instituição tem um papel fundamental para a saúde da região e de todo o Brasil. Desta vez, pudemos contar com a participação do Hospital de Amor em uma iniciativa do Grupo Colorado pela saúde e qualidade de vida de nossos colaboradores. É uma parceria muito promissora”, destaca a Enfermeira do Trabalho do Grupo Colorado, Débora Lelis Gregório.

Responda