Com o patrocínio da Usina Colorado, PET Novas Conexões totaliza 1.132 jovens formados para o mundo do trabalho

Contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens, auxiliando-os no desenvolvimento de competências que ampliem suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho, geração de renda e participação na sociedade é o propósito do Programa Educação para o Trabalho – PET Novas Conexões, que com o patrocínio da Usina Colorado, desde o ano de 2003 já formou 1.132 alunos em 37 cursos realizados pelo Senac nas cidades de Guaíra, Ipuã, Miguelópolis, Orlândia e Sales Oliveira.

A Sociedade Guairense de Beneficência – Sogube é parceira do PET Novas Conexões em Guaíra, contribuindo com o espaço, divulgação e sensibilização de jovens e adolescentes para a importância da participação.

Na última quinta-feira, 14 de novembro, foi a vez de 25 alunos de escolas públicas de Guaíra, que participaram do PET Novas Conexões receberem seus certificados de conclusão do Programa em cerimônia que contou com a presença da Diretora de Responsabilidade Social do Grupo Colorado, Josimara Ribeiro de Mendonça.

Também participaram da solenidade o gerente do Senac Barretos, Émerson de Mello, a integrante do setor técnico, Vanessa Culti Giménez; a docente da turma Regiani Longo Fuzio e a Supervisora de Comunicação e Responsabilidade Social do Grupo Colorado, Maria Inês Macório Guedes Moreira de Carvalho.

A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu na Sala de Cinema Cinergia e reuniu familiares e amigos dos formandos que comemoraram a conquista ao final de 83 encontros de formação.

Espaço de convivência

“Estamos felizes por participar deste momento tão importante. Deste momento de conquista. Nós do Grupo Colorado temos uma grande satisfação em poder patrocinar uma nova turma do Programa de Educação para o Trabalho – PET Novas Conexões. Há pouquíssimo tempo, esses jovens chegaram até aqui, confiando na equipe de professores. Eles se dedicaram, se prepararam, e o resultado é a sua formatura pelo Programa, que é o primeiro passo para que eles ingressem de forma muito positiva no mundo do Trabalho. Tudo nesta vida é questão de oportunidade. E o PET significa exatamente isto: oportunidade.”, afirmou Josimara ao falar para os formandos.

A diretora da Usina Colorado destacou o papel do Senac: “o Senac desenvolveu um belíssimo trabalho de integração da turma e também de conscientização com relação ao comportamento adequado para o mercado. E foi muito bom poder dizer que hoje, esta turma está perfeitamente integrada. Os alunos se respeitam como indivíduos e como grupo. Eles foram se desenvolvendo como grupo. Eles foram se desenvolvendo e compreendendo a importância da mudança de comportamento e do que o mercado espera deles. Temos hoje formandos extremamente comprometidos e participativos, além de muito comunicativos. E eu reforço que a pro atividade e a capacidade de comunicação são elementos muito importantes para uma boa vida profissional. Aos jovens que hoje se formam, esperamos ter dado a contribuição fundamental para que eles se estabeleçam, que construam um futuro melhor. Que eles sempre se lembrem do PET como um espaço para a convivência, um momento de aprendizado e oportunidades. Aos pais, um cordial abraço. Confiem nessa moçada, porque o futuro pertence a eles. Esperamos sinceramente que tenham sempre motivo para se orgulharem de seus filhos. Queremos ver os bons resultados que plantamos até aqui. O futuro espera por vocês. E o futuro começa a ser construído hoje.”, finalizou Josimara.

A participação da Diretora do Grupo Colorado sensibilizou os alunos. A turma de formandos destacou a oradora Melissa Moreira Lacativa que fez a fala de agradecimento aos patrocinadores: “Em nome dos alunos gostaria de agradecer ao Grupo Colorado por acreditar que os jovens guairenses têm potencial e que só necessitam de apoio e oportunidades. Pensar em como podemos agradecer esse grande gesto é muito difícil…      Agradeceremos com gestos, atos e sendo os profissionais e cidadãos nos quais vocês apostaram.  Nos comprometemos em propagar toda a aprendizagem vivenciada nestes 83 encontros.  E hoje, tenha a certeza de que estes 24 alunos estão finalizando este processo melhores do que entraram, mais conscientes, empáticos, mais assertivos ao se comunicar. Encorajados a confiar em si e no quanto somos fortes e capazes para conquistar o que sonhamos… ao investir no desenvolvimento de pessoas, investem automaticamente no desenvolvimento de toda uma sociedade.”, concluiu a aluna.

Guaíra é o município da região com o maior número de alunos formados pelo PET

Dos 1.132 adolescentes e jovens formados pelo Programa de Educação para o Trabalho – PET e PET Novas Conexões, 564 alunos, ou seja mais da metade, são de Guaíra.

Desde 2003 a cidade sediou 19 das 37 turmas do Programa. Miguelópolis é o segundo município em número de formandos: 369 ao todo, em 13 turmas.

Responda