Grupo Colorado realiza ações de combate ao Coronavírus para proteção dos colaboradores

Empresa constituiu Comitê interno sobre Covid-19. Ações e medidas adotadas para o público interno são também preconizadas para colaboradores de empresas terceirizadas.

A Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus, vem trazendo um grande impacto na vida da população mundial. O número de casos da doença no Brasil e no mundo vem crescendo diariamente em escala exponencial, o que obriga as empresas a adotarem medidas urgentes e necessárias à prevenção, controle e mitigação dos riscos oferecidos pela doença na vida pessoal e profissional das pessoas.

As operações do Grupo Colorado são essenciais para manter a saúde e bem-estar da população. Por meio da Usina Colorado e Central Energética Morrinhos – CEM, o Grupo Colorado produz bens essenciais a vida, como a energia que abastece nossas cidades, o etanol que permite mobilidade de profissionais e mantém as populações abastecidas por alimentos, insumos, medicamentos e garante o trânsito das pessoas; e o açúcar, presente em todas as mesas. Em muitos casos, as indústrias precisarão manter ou ampliar seu nível de produtividade para que o país possa superar os desafios dessa pandemia.

A empresa está ciente dos vários riscos de transmissão da Covid-19 no ambiente de trabalho, e agindo com responsabilidade social não está poupando esforços para reduzir ao máximo o risco de transmissão dessa infecção entre os colaboradores e preservar a saúde também de seus familiares.

Com base em recomendações da Organização Mundial da Saúde – OMS, Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, Comitê formado pelos Coordenadores e mais os profissionais do Ambulatório Médico da Usina Colorado prepararam um protocolo de ações e medidas para nortear campanha de prevenção à doença.

O protocolo estabelece recomendações gerais e específicas para os refeitórios, para o transporte de colaboradores, para portarias, para as frentes de trabalho, para a indústria e os escritórios, para abordagem de colaboradores sintomáticos e para monitoria de ações de prevenção de colaboradores positivados para a Covid-19.

Proteção do ambiente de trabalho
Outra medida adotada é o afastamento do colaborador com sintomas de Covid-19 do ambiente do trabalho. Para a segurança dos colegas de trabalho. Colaboradores que apresentem sintomas como tosse, temperatura igual ou superior a 37,8, nariz escorrendo, dor de garganta, dor no corpo ou nas juntas, diarreia ou vômito são encaminhados para as unidades de saúde da cidade onde residem para avaliação.
Caso algum colaborador apresente sintoma durante o expediente, como tosse, espirro ou nariz escorrendo, é separado das outras pessoas e encaminhado para unidade de Saúde para avaliação.
Colaboradores que tenham quaisquer sintomas, em casa ou no trabalho, devem entrar em contato com o Ambulatório Médico, de preferência através do telefone para uma primeira avaliação.

Terceirizados
As mesmas recomendações também estão sendo adotadas de forma integrada com as empresas prestadoras de serviços, de forma a garantir o mesmo nível de proteção a todos.
As medidas preventivas desse protocolo também visam garantir que fornecedores e parceiros tenham segurança durante a vinda na usina, quando essas vindas forem urgentes e indispensáveis para a continuidade da operação.
A Campanha de prevenção na usina Colorado tem o objetivo de orientar para reduzir ao máximo o risco de transmissão dessa infecção e garantir segurança e saúde aos colaboradores e seus familiares.
Vários informativos estão sendo distribuídos em quadro de aviso, ônibus, banheiros, portarias, refeitórios e na intranet, com orientações de proteção contra a Covid-19 para que os colaboradores adotem novos hábitos.

Novos hábitos que valem para o ambiente profissional e doméstico
  • Lavar com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão ou então higienize com álcool em gel 70%;
  • Ao tossir ou espirrar, cobrir nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado;
  • Manter uma distância mínima cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando;
  • Usar máscara para sair de casa, no ônibus e no ambiente de trabalho;
  • Higienizar regularmente o celular e objetos tocados frequentemente;
  • Evitar abraços, beijos e apertos de mãos. Adotar uma onda amigável sem contato físico, mas sempre com sorriso no rosto;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
As providências imediatas do Grupo Colorado na prevenção ao Coronavírus
  • Suspensão de viagens a trabalho, para visitas, reuniões e eventos de treinamentos;
  • Realização de processos seletivos e contratações ao ar livre;
  • Estabelecidas sinalizações no solo e cartazes em todos os pontos de filas de modo a evitar aglomerações em locais como refeitório, portarias, RH; atendimento ao colaborador, e outros;
  • Viabilização de teletrabalho ou home office para funções compatíveis com essa forma de prestação de trabalho;
  • Reuniões realizadas preferencialmente à distância com uso de ferramentas como: conference call, vídeo conferência e hangouts;
  • Estabelecimento de protocolo no refeitório, que passou a contar com porteiro para orientar a distância entre colaboradores. Também foi feita marcação da distância no solo, obrigatório o uso de álcool em gel nas mãos, antes do ingresso na rampa de alimentação, espaçamento entre as mesas e definido um colaborador por mesa (sentados de costas);
  • A nova orientação para o transporte de colaboradores determina o uso de álcool 70% pelos colaboradores antes de entrarem no ônibus e uso de máscara. O diálogo entre colaboradores é proibido. Durante o trajeto, é obrigatória a manutenção das janelas abertas dos ônibus, o uso de máscara e orientação para não conversarem com o colega;
  • Higienização completa dos ônibus antes das viagens;
  • Medição de temperatura dos colaboradores que trabalham na lavoura antes da entrada no ônibus. Caso o colaborador esteja com temperatura corpórea acima de 37,8ºC ou apresente queixas, sintomas ou suspeita de
  • Covid-19, será proibido o acesso ao ônibus e às dependências da Usina, sendo orientado a procurar o serviço de saúde do município;
  • As integrações de novos colaboradores, quando imprescindíveis, são realizadas em ambientes abertos, mantendo distanciamento entre mesas e cadeiras, tentando ao máximo possível reduzir o número de colaboradores por evento.

 

Responda