Liderança Corporativa

De acordo com o modelo de Governança Corporativa adotado pelo Grupo Colorado, o Conselho de Administração é integralmente responsável pela tomada de decisões estratégicas dos negócios.

O Conselho de Administração é formado pelos quatro membros da família Ribeiro de Mendonça: Therezinha Conceição Varalonga de Mendonça, José Oswaldo Ribeiro de Mendonça, Marcelo Ribeiro de Mendonça e Josimara Ribeiro de Mendonça Camargo.

O principal executivo do Grupo Colorado cuida do desenvolvimento e implementação das estratégias dos negócios, orientando, supervisionando e monitorando as atividades das Coordenadorias em cada área de negócio da empresa.

Os Coordenadores têm sob sua responsabilidade a gestão dos recursos, com objetivo de inovar, obter produtividade, rentabilidade e alavancar a sinergia.

 

Responsabilidades do Conselho de Administração

A missão do Conselho de Administração é proteger e valorizar o patrimônio, bem como maximizar o retorno do investimento.

O Conselho de Administração deve ter pleno conhecimento dos valores da empresa, dos propósitos e crenças dos sócios, além de zelar por seu aprimoramento. Deve ainda prevenir e administrar situações de conflitos de interesses ou de divergência de opiniões, a fim de que o interesse da empresa sempre prevaleça.

Entre as competências elencadas para o Conselho de Administração, destacam-se as seguintes: definição de estratégias, acompanhamento da gestão, monitoramento dos riscos, eleição e destituição do Executivo Principal, aprovação da escolha ou da dispensa dos demais executivos, além da manutenção de um plano de sucessão.

É responsabilidade do Conselho de Administração supervisionar o relacionamento entre os executivos e as demais partes interessadas da empresa, tais como, fornecedores, clientes e funcionários.

Ao Conselho de Administração compete aprovar o Código de Conduta da empresa e o seu Regimento Interno. O Regimento Interno do Conselho deve orientar a formação e composição dos comitês.

A coordenação destes comitês deve ser preferencialmente realizada por conselheiros independentes. Ao Conselho de Administração cabe o relacionamento com os auditores independentes, além das responsabilidades de aprovar o planejamento anual da auditoria interna, analisar seus resultados e monitorar a implementação de suas recomendações.

O Conselho de Administração deve se reunir com o Conselho Fiscal para tratar de assuntos de interesse comum da empresa.

ORGANOGRAMA INSTITUCIONAL