Josimara Ribeiro de Mendonça transforma Casa da Criança em escola modelo e transmite gestão para nova diretoria

Depois de quase dezoito anos à frente da gestão, a diretora de Responsabilidade Social do Grupo Colorado, a empreendedora social Josimara Ribeiro de Mendonça, transferiu a presidência da Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça de Ipuã para Walcídio Maranhão de Lima Júnior.

A transmissão do cargo aconteceu na noite de 27 de novembro, em uma cerimônia tocante, com a Casa da Criança repleta de voluntários, autoridades, apoiadores da instituição. O tom predominante nos discursos foi o de gratidão pelos avanços conquistados pela Casa da Criança em quase duas décadas da gestão de Josimara.

A nova diretoria também formada pelo primeiro vice-presidente Marciel Mandrá Lima, pela segunda vice-presidente Ana Tavares do Nascimento, pelo Tesoureiro Rodrigo Luis Reis Conrado e conselheiros, passarão a conduzir a Casa da Criança a partir do dia 1º de janeiro de 2020.

Josimara assumiu a presidência da Casa da Criança em 2002, a frente de uma estrutura de amor construída por seu pai, Oswaldo Ribeiro de Mendonça.
Com investimentos realizados em gestão, política pedagógica e capacitação, os resultados foram muito significativos e plenos em reconhecimento. A Casa da Criança hoje é reconhecida no Brasil. Em 2012 foi Semifinalista do Prêmio Criança da Fundação Abrinq, classificada entre os 22 melhores projetos de educação infantil do pais. Três anos depois, em 2015 sagrou-se finalista do Edital Fundo Itaú Excelência Social classificada entre os cinco melhores programas na categoria de Educação Integral no Brasil. Já em 2016, foi finalista do Prêmio Criança da Fundação Abrinq, classificada entre os três melhores programas de educação infantil no Brasil, através do Programa de Educação Integral.

Em 17 anos, a Casa da Criança se especializou, para cumprir sua missão de Educar. Tempo suficiente para formar uma nova geração de alunos que já têm seus filhos assistidos pela Casa. Com a construção de nova sala de aula o número de crianças atendidas subiu 50%, passando de 80 para 120 alunos. Desde a sua fundação, a Casa da Criança soma mais de 3 mil crianças atendidas.

“Trabalhamos pelo desenvolvimento institucional da Casa da Criança, para torná-la uma creche inclusiva, um espaço educativo, um local em que as crianças tenham satisfação de viver e conviver, onde os pais confiem a educação de seus filhos. Sou mãe, e sei como a escolha de uma boa creche é decisiva para o futuro de nossos filhos.”, afirmou Josimara.

As áreas físicas da Casa da Criança também foram ampliadas com mais 107,16 M² de área construída para implantação sala de leitura de Primeira infância Terezinha Conceição Varalonga de Mendonça. Atualmente a Casa da Criança é respeitada no mundo como instituição para a educação da Primeira Infância. Em 2015 A coordenadora institucional, Janaína Amadeu e o gerente Executivo do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, Rafael Braghiroli, visitaram na Itália, o modelo pedagógico de Reggio Emília, concebido pelo educador Loris Malaguzzi, e conhecido mundialmente devido a inovação e rompimento com os padrões tradicionais da educação.

Para atender aos objetivos desta nova educação, foram realizadas profundas melhorias na estrutura física do prédio da Casa da Criança. Foram reformadas todas as salas de aula, banheiros, fraldário, lactário, jardim de inverno, sala de leitura, fachada, visando proporcionar ambientes mais amplos, integrados favorecendo o bem-estar das crianças. Todos têm o direito à alegria de estarem em espaços bonitos e acolhedores.
E mais mudanças estão em curso: em 2019 foi iniciada uma ampla reforma na cozinha. A obra foi contemplada no Edital Comunidade Presente da Fundação Itau Social.

Uma verdadeira revolução na gestão de pessoas

O trabalho levou a sério a estruturação da Casa da Criança, priorizando a capacitação de educadores e colaboradores, a construção de uma política didático pedagógica consistente e a ampliação da base de apoio da sociedade para esta instituição.

De 2002 a 2005 a Casa da Criança ofereceu ajuda de custo para os colaboradores cursarem Pedagogia, o que contribuiu para a efetivação das professoras. Atualmente a equipe da Casa da Criança é formada por 23 profissionais entre professoras educação infantil, auxiliares de desenvolvimento infantil, coordenadora pedagógica e administrativa, diretora, cozinheiras, auxiliares de serviços gerais, nutricionista, assistente social, fonoaudióloga e estagiários.

Em 2012, a Creche Universitária da USP Carochinha de Ribeirão Preto capacitou nossos profissionais e a partir de 2014, a Casa da Criança passou a participar de Grupos de Estudos da Redsolare Brasil.
Em 2018 A coordenadora Janaína concluiu o curso de pós-graduação sobre Abordagem de Reggio Emillia no Instituto Singularidades de São Paulo. O trabalho de pós-graduação “Relações crianças, adultos e ambientes – movimentos em torno da alimentação” foi apresentado em fóruns educacionais importantes, como 8°Seminário de Educação Infantil do Vale do Paraíba “O Infantil é fundamental”, realização: Fundação Lucia e Pelerson Penido (FLUPP) com o apoio da Escola de Educadores e no II Encontro Internacional do Centro de Educação Profissional e Educacional – Ceduc, no Espaço Natura, em São Paulo.

Currículo

Conhecimento sobre a natureza e as estações do ano foi valorizado como conteúdo educacional. A família está muito mais próxima da educação das crianças e participa ativamente de eventos como Integração e vivências, que são encontros em datas comemorativas do calendário para integrar a criança e sua família e fortalecer os vínculos.

Ações para prevenção de doenças e promoção da saúde e bem estar foram integradas ao projeto educacional, além de contar com acompanhamento Nutricional, Fonoaudiológico e Social.

Hoje, além dos alunos assistidos, o trabalho da Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça impacta diretamente 2 mil pessoas a cada ano nos eventos realizados com as famílias e comunidade.

São eventos importantes, como a Semana Mundial do Brincar que incentiva a prática do brincar em espaços públicos da cidade, e de forma coletiva desde o ano de 2014. Há também os eventos pedagógicos, o Fórum de Educação Infantil e a Mostra Cultural.

Sustentabilidade

Como instituição, a Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça passou a mobilizar a sociedade para a importância da excelência na educação infantil, reunindo em suas campanhas os voluntários.
Em busca da sustentabilidade, uniu esforços e encontrou formas criativas para arrecadar recursos, realizando promoções como Chás Beneficentes, Feijoadas, Pizzadas, Show de Prêmios Beneficente com sorteio anual de carro, realiza a Campanha Gota Solidária e também conta com de doações de empresas, de pessoas físicas, da Central Geral do Dízimo, participação em editais, Programa de Investimento Fundo Itaú de Excelência Social, Comunidade Presente da Fundação Itaú Social, além de convênios e parcerias.

Conta com apoios recorrentes da Prefeitura Municipal de Ipuã, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, de empresas como Grupo Colorado, Olhos D´Água Indústria e Comércio de Carnes Ltda, Beira Rio Agroindustrial Ltda e de organizações como a Fundação Itaú Social e o Instituto ORM.

Núcleo Cultural ORM

Ipuã também recebeu no ano de 2017 o Núcleo Oswaldo Ribeiro de Mendonça, no terreno doado pela Casa da Criança, espaço para o desenvolvimento humano, através da arte, educação, capacitação e convívio comunitário, onde os alunos egressos da Casa da Criança têm a possibilidade voltar para o convívio do Instituto ORM e participar de nossos projetos a partir de 07 anos de idade.

COMPOSIÇÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO, DIRETORIA E CONSLEHO FISCAL PARA O QUADRIÊNIO 2020 A 2023.

Presidente – Walcídio Maranhão de Lima Júnior
1º Vice-Presidente – Marciel Mandrá Lima
2ª Vice-Presidente – Ana Tavares do Nascimento
1ª Secretaria – Maria Cecília de Siqueira Reis Conrado
2ª Secretaria – Benedita Inês Barbosa de Freitas Borges
1º Tesoureiro – Rodrigo Luis Reis Conrado
2º Tesoureiro – Saulo Antônio de Melo
Presidente Conselho – José Antônio Batista
Secretario Conselho – José Pedro dos Santos Júnior

Conselheiros
Paulo Osório Clemente
Itamar Romualdo
Antônio Marcos Ferreira
Antônio Wilson de Oliveira
Regina Célia Rocha de Siqueira Reis
Osmani Buranelo

Conselho Fiscal
Paulo Molinari
Moacir Tasinafo
Angelo Fressatti Rocha
Suplentes do Conselho Fiscal
Gustavo Brenner Garcia Peixoto
Wagner Ferreira de Oliveira
Fausto Mizuki

Conselheiros suplentes
Aparecida de Lourdes Silva e Lima
Sidneia Ferreira de Paula
Ana Regina Rocha Tasinafo
Tiago Tazinafo Antune

Responda