O segundo tenente Hugson Dias de Souza, do Corpo de Bombeiros Militar, integrante da Brigada de Emergência General Service, foi o responsável pela reciclagem da Norma Regulamentadora NR 23, sobre – Brigada de Incêndio Industrial, para 68 colaboradores, distribuídos em três turmas.
Os treinamentos foram promovidos nas datas de 20, 21, 22 e 28 de fevereiro na sala de treinamento ao lado do Restaurante da empresa.
O curso, com doze horas de duração por turma, teve como objetivo proporcionar a reciclagem dos Brigadistas sobre os conhecimentos para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio e capacitar os profissionais quanto aos procedimentos adequados que garantam a saúde e segurança das pessoas.
Empresa promove simulação de Evacuação Geral, Primeiros Socorros e Combate a Incêndio
Combater incêndio no tanque de armazenamento de álcool número um, com capacidade de armazenamento de 20 milhões de litros, prestar primeiros socorros a supostas vítimas e evacuar todos os colaboradores e terceiros presentes nas instalações de todo complexo industrial foi a proposta do simulado realizado pela Brigada de Incêndio da Central Energética Morrinhos – CEM, no horário exato das 16 horas e 15 minutos do dia 29 de fevereiro.
O Simulado foi conduzido pelo coordenador Geral da Brigada Fábio D G de Almeida, pelo coordenador Operacional, Hugson Dias de Souza e pelo chefe da Brigada, Douglas Batista da Silva Dias
Os 61 brigadistas da empresa que participaram do simulado, também tiveram a tarefa de ativar os meios de proteção fixo e móvel existentes na CEM. A simulação atendeu a uma suposta ocorrência provocada por queda de raio durante tempestade, que ocasionou leve explosão, seguida por incêndio que se manteve, passando a oferecendo risco de propagação para tanques próximos.
Refazendo todos os passos de um acidente real de grandes proporções, a brigada de incêndio, comandada pelo Técnico em Segurança do Trabalho, Douglas Batista da Silva Dias, entrou em alerta através do sistema de alarme de emergência acionado por funcionário da elétrica que teria presenciado o evento.
Depois da confirmação do sinistro pela central de monitoramento do sistema de alarme de incêndio o coordenador operacional autorizou o toque da sirene geral de emergência, mobilizando toda a equipe de brigadistas que agiu de imediato. Em cumprimento ao Plano de Emergência, a equipe de evacuação organizou a saída imediata dos colaboradores de cada setor.
As equipes de combate a incêndio, primeiros socorros e apoio foram até o ponto de encontro para receber as orientações e determinações do chefe da brigada.
A Equipe de Combate a Incêndio, formada por 10 componentes iniciou o combate, colocando em prática as técnicas e táticas de combate direto a chamas e resfriamento dos tanques vizinhos, foram utilizados os dispositivos fixo e móvel de proteção ao combate a incêndio. O combate operacional teve duração de 8 minutos e utilizou aproximadamente 20 mil litros de água.
A Equipe de Evacuação, equipada com EPIs e coletes de identificação, composta por 37 componentes, fez a retirada de toda população seguindo as rotas de fuga onde foram conduzidos para o Ponto de Concentração de Público localizado em frente ao gramado do almoxarifado, a 200 metros de distância do incêndio conforme previsto no PAE.
A evacuação dos colaboradores levou 11 minutos e 44 segundos. A equipe de Primeiros Socorros, com sete integrantes, prestou atendimento a duas vítimas que trafegavam nas proximidades no momento da explosão e foram atingidas pela irradiação. As vítimas foram imobilizadas e encaminhadas para o ponto de concentração pela equipe da saúde em duas ambulâncias, com três técnicos de enfermagem do ambulatório local.
Os cinco componentes da equipe de apoio se dividiram e se deslocaram para a casa de máquina, para o ponto de concentração para sinalizarem o local e para a coordenação do sistema de combate a incêndio e alarme.
“Podemos considerar que as ações desenvolvidas foram bem-sucedidas, considerando o fato de ser a primeira simulação realizada pela gestão atual, com foco no planejamento e organização. A finalidade principal de disseminar conhecimento e instruir os participantes foi alcançada com sucesso. Após a conclusão das tarefas, com todos reunidos, os Coordenadores Operacional e Geral falaram sobre a importância da realização do simulado de emergência, para obtenção de respostas rápidas e eficientes em situações de emergência, que ocorrem de forma inesperada.”, afirmou o coordenador Geral da Brigada.