Skip to main content

Aumenta o número de empréstimos de livros realizados pela Biblioteca Engenho do Conhecimento

Somente nos meses de janeiro e fevereiro, a Biblioteca Engenho do Conhecimento II já realizou 86 empréstimos de livros para colaboradores e familiares de colaboradores da Central Energética Morrinhos – CEM. O volume de empréstimos representa, em apenas dois meses, 26% do total realizado no ano anterior, e a continuar nesta velocidade, o movimento na Biblioteca deve superar em muito a quantidade de empréstimos realizados em 2023, que foi da ordem de 329 livros retirados.

Este é motivo de comemoração para o Grupo Colorado, que trabalha para estimular o hábito da leitura. A Biblioteca em ambiente de trabalho comemorará 10 anos em 2024. Foi implantada na CEM a 6 de maio de 2014. Deste então, acumula um acervo de 2.783 livros e registra 515 leitores associados.

Primeiro passo

No dia 7 de março, a assistente de Biblioteca, Hanrara Ysabelle Ferreira Souza foi responsável por uma ação de ativação da marca Engenho do Conhecimento junto aos colaboradores da empresa. No horário de almoço, Hanrara abordou os funcionários com um quis. O objetivo foi o de identificar o que impede que as pessoas que desejam ler, deem o primeiro passo, retirem um livro e se sintonizem no mundo da leitura.

“Essa foi nossa primeira ação. Observamos que há uma porcentagem significativa de colaboradores que se interessam pela leitura, mas que não tem um incentivo para começar!”, disse a assistente de Biblioteca.

Hanrara conta que outras iniciativas para o estímulo à leitura estão previstas. “O retorno ainda será visto durante o mês, mas uma grande quantidade respondeu ao quiz e fez o cadastro na biblioteca!”

Motivos para ler não faltam. Os livros nos trazem a oportunidade de viver milhões de vidas diferentes. Eles emocionam, ensinam. Segundo o escritor gaúcho Mário Quintana, “o livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.”

 

Os leitores que mais retiraram livros em 2024

José Francisco da Silva Júnior

Anderson Barbosa dos Santos

André Luís de Lima

Caio Henrique Lopes

Daniel Gonçalves Correia

Júlio César Martins Teles

Carlos Eduardo Martins Alves

Eduardo Borges Rodrigues

Daniel Ferreira de Souza

Yasmin Castro Silva

 

Os livros mais retirados neste ano

Dois Paulistanos Poetas, Josafá Fernandes Gonçalves

A Paciente Silenciosa, Alex Michaelides

A Arte de Gerir Pessoas em Ambientes Criativos, José Wilson Armani Paschoal
A Capital da Solidão, Roberto Pompeu de Toledo

A Coragem de Confiar, Roberto Shinyashiki

A Costa Oeste, Paula Fox

A Culpa é das Estrelas, John Green

A Fada Afilhada, Márcio Vassalo

A Mulher do Viajante no Tempo, Audrey Niffenegger