A 18 de outubro, o Brasil comemora o Dia do Médico. A Usina Colorado presta homenagem ao Dr. Sérgio Munia, médico do trabalho, pelo seu dia:

Homenagem merecida:

Médico por vocação, Dr. Sérgio Munia recebe título de cidadão Guairense

Ele perdeu a conta do número de colaboradores da Usina Colorado que atendeu desde 1990, quando ingressou na empresa como médico do trabalho.

Mas, por outro lado, quem foi atendido nunca esqueceu o cuidado e a atenção humanizada que o Dr. Sérgio Munia sempre dedicou a todos os que trabalham na empresa. Antes de ser um profissional reconhecido pela sua conduta ética e pela sua capacidade de resolução de casos, Dr. Sergio é um ser humano que olha cada paciente com dedicação. Ele chegou à empresa pelas mãos do antigo setor de Benefícios, que tinha como responsável a assistente social Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho, que atualmente é supervisora de Responsabilidade Social e Comunicação do Grupo Colorado.

Em julho de 1982, no dia que o Brasil ganhou da Argentina na Copa do Mundo, Dr. Sérgio mudou-se definitivamente com a família para Guaíra. Ali, iniciava uma história que duraria muitos anos.

Guaíra ganhava um médico Ginecologista e Obstetra que passava a atender na Santa Casa de Misericórdia de Guaíra, que há pouco tempo tinha inaugurado seu novo prédio.

Naquela época ainda não existia o Sistema Único de Saúde, o SUS. Os médicos atendiam através do chamado INPS e também o Fundo Rural. E, em muitos casos, os médicos até precisavam realizar atendimentos de graça, apenas para cumprir a missão de salvar vidas.

Clínico geral dedicado, o médico é também conselheiro, encaminhando colaboradores para especialistas e acompanhando a evolução de cada paciente. Tem sido responsável pelo diagnóstico de muitas enfermidades que, quando descobertas de forma prematura apresentam mais chances de cura.

Dr. Sérgio acaba de receber o Título de Cidadão Guairense, em reconhecimento a todo o trabalho que realizou como médico ginecologista e obstetra da rede municipal de saúde e também na Santa Casa de Misericórdia de Guaíra. Recentemente ele anunciou sua aposentadoria no cargo de médico do serviço público municipal, onde prestou serviço desde o ano de 1989. Recentemente anunciou sua aposentadoria no cargo de médico do serviço público municipal.

Formado pela Faculdade Regional de Medicina São José do Rio Preto em 1977, Dr. Sérgio especializou-se em Ginecologia e Obstetrícia e Medicina do Trabalho e Saúde Pública no Hospital de Beneficência Santa Cruz São Paulo.

Dr. Sérgio orgulha-se de ter criado os Programas de Medicina Ocupacional da Usina Colorado em conjunto com o Departamento de Engenharia do Trabalho, atendendo à legislação com apoio da instituição. “Sempre visamos à saúde, segurança e o bem estar do colaborador.”, conta o médico.

É com entusiasmo que ele reconhece que seu trabalho contribuiu para o desaparecimento de doenças ocupacionais e ferimentos típicos do corte manual da cana. “Fomos avançando juntamente com a empresa”, afirma. Dr. Sergio fala com orgulho da criação do Programa de Prevenção em Saúde na Usina Colorado e da atenção focada naqueles grupos de trabalhadores que  já apresentam doenças metabólicas, como diabetes, hipertensão, obesidade ou que estão prestes a desenvolvê-las.

Fotos: Jornal O Guaíra

Gente como a gente

Natural de São José do Rio Preto, Sérgio Luiz Munia, é filho do casal Domingos Munia e Genny Branco Munia.

O pai, Domingos faleceu há 21 anos. Foi gerente da empresa Texaco e proprietário de posto de combustível e lubrificantes. Comerciante tradicional de São José do Rio Preto, recebeu da Câmara Municipal daquela cidade o título de Cidadão Honorário Riopretense.

Dona Genny, hoje com 98 anos, foi professora e continua sendo o pilar mais forte desta família.

O casal teve cinco filhos e formou uma bela família sendo os filhos Sérgio Luiz, Paulo Roberto, Regina Helena, Pedro César e Marcelo Branco em memória.

Dr. Sérgio Luiz Munia, casou-se no ano de 1974 com Zenith Vasconcellos Munia, que é natural de Tanabi, cidade próxima a São José do Rio Preto.

O  casal teve três filhos. Doutora Luciana, que resolveu seguir os passos do pai, sendo médica em São José do Rio Preto, Sérgio Munia Júnior, que é formado em Relações Internacionais e Domingos Munia Neto, que é Engenheiro Agrônomo.

Hoje, uma das suas maiores alegrias, é sem dúvida, o netinho Luiz Felipe, filho da Dra. Luciana.

Dr. Sérgio tem prazer em conviver com as pessoas. É próximo, amigo. Amante de futebol, sempre jogou partidas não importando se era uma pelada em um campinho de bairro, ou na quadra bem cuidada de um clube particular. Ele admite “não consigo ser diferente”. Ele enxerga as pessoas pelo que elas são e por merecerem o cuidado e a atenção.

 

Com a palavra o Dr. Sérgio:

Desde sua formação como médico quais foram as principais transformações da medicina?

“A medicina vem passando por grande evolução em todas áreas principalmente em genética,  reprodução assistida e imunologia. Também nos transplantes, e, cirurgias não invasivas e robóticas, diagnóstico precoce por imagem , terapia avançada com ênfase para os tratamentos oncológicos, endo vasculares e cardíacos”, destaca.

 

Você sabe o que é um Título de Cidadão?

O Título de Cidadão é concedido a pessoas que nasceram em outra cidade e conquistaram destaque e reconhecimento no município. “Este é apenas um gesto de gratidão do povo de Guaíra a este médico que muito fez por nossa comunidade” disse a vereadora Bia Junqueira, autora da proposição da homenagem. Dr. Sérgio é natural de São José do Rio Preto e o título o equipara a uma pessoa nascida em Guaíra.

 

A vida não é só trabalho

Confira o que Dr. Sérgio gosta de fazer em seus momentos de lazer

 Música:

Boa música em diversos ritmos incluindo as antigas e nostálgicas

Lazer:

Estar com Família e esportes.

Time do coração:

Corinthians

depCOM Grupo Colorado

Autor depCOM Grupo Colorado

Mais posts de depCOM Grupo Colorado

Deixe uma resposta