Varíola dos macacos: Sertãozinho, SP, investiga 1ª suspeita da doença e exame é enviado ao Adolfo Lutz

Por 6 de julho de 2022 Atualidade

Por Vinícius Alves, g1 Ribeirão Preto e Franca

A Secretaria Municipal de Saúde de Sertãozinho (SP) confirmou nesta terça-feira (5) que investiga a primeira suspeita de infecção por varíola dos macacos na cidade. O exame foi encaminhado para análise no Instituto Adolfo Lutz e deve ficar pronto em 20 dias.

O paciente é um homem, que não teve idade e profissões reveladas, está bem e permanece em isolamento, segundo a secretária Soraia Stella. Ele apresentou lesões na pele.

Segundo a secretária, a possível infecção não aconteceu em Sertãozinho, mas em uma cidade da região. Ela estima que o contato ocorreu há pelo menos 21 dias.

“O contato foi fora da cidade. Teve contato com uma outra pessoa que infelizmente veio a positivar para varíola dos macacos. Foi na região, mas não sabemos identificar qual cidade”.

Ela ainda afirmou que todos os contatos que o paciente fez em Sertãozinho estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica.

Orientações

A secretária informou que qualquer morador da cidade que tiver sintomas da doença deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou as unidades básicas de saúde (UBSs). Ela reforçou, no entanto, que não há motivos para alarde diante da suspeita.

“Nossa equipe toda da secretaria de Saúde está pronta para receber os pacientes. Nossos funcionários já estão fazendo uso de paramentação. Já existe medicação nas UBSs para tratamento, então não há motivo para alarde. É uma doença infectocontagiosa como a catapora”.

Segundo Soraia, a orientação é que as pessoas não coloquem as mãos nas lesões e nas feridas e evitem contato físico sem proteção.

Sintomas

Apesar do nome, a doença viral não tem origem nos macacos, apenas foi identificada pela primeira vez nesses animais. A transmissão pode ocorrer através do contato com animal ou humano infectado. Os principais sintomas são:

  • febre
  • dor de cabeça
  • dores musculares
  • dor nas costas
  • gânglios (linfonodos) inchados
  • calafrios
  • exaustão

 

depCOM Grupo Colorado

Autor depCOM Grupo Colorado

Mais posts de depCOM Grupo Colorado

Deixe uma resposta