PAME completa oito anos com serviços prestados em defesa da vida, do meio ambiente e da propriedade

O Programa de Auxílio Mútuo para Emergências – PAME está completando 8 anos. Fundado a 08 de maio de 2012 pela união Usina Colorado, Usina Alta Mogiana e Usina Guaíra, localizadas na região nordeste do Estado de São Paulo tem entre seus objetivos a proteção à vida humana, do meio ambiente e do patrimônio das empresas.

Por meio intensa mobilização e de ações rápidas contra eventos acidentais, está também incumbido em qualificar, treinar e manter uma equipe de colaboradores capacitados para o exercício de prevenção e combate a incêndios em qualquer estação do ano, principalmente as mais secas, no intuito de que além de suas funções normais, estejam preparados voluntariamente para atuarem de maneira organizada em ocorrências de sinistros.

A força da comunidade

Há mais de uma década que o setor sucroenergético não utiliza prática do despalhamento de cana por emprego de fogo, assim todos os equipamentos são preparados para a colheita crua e mecânica. Porém, o risco de incêndio é iminente e por isso o PAME não mede esforços em atuar para reduzir os riscos e acredita que a sociedade tem papel fundamental neste contexto. Considerando que parte dos incêndios é causada por ações humana, o PAME pede colaboração da sociedade para que faça sua parte e informe sobre incêndios e até causadores. Um incêndio combatido no início reduz riscos de perdas e danos a sociedade.

Assim, diversas placas de sinaliza-ção são colocadas em locais estratégicos com números de emergências que atendem 24 h por dia.
Outro aspecto fundamental é a proteção ao meio ambiente com vistas ao combate a degradação, buscando garantir que a natureza não seja afetada por ações irresponsáveis. Por isso tem atuado junto aos órgãos responsáveis para combater crimes desta natureza bem como, orientar as pessoas sobre a importância de se preservar o meio em que vive como: Rios, matas, áreas de preservação etc.

Defesa Civil

O PAME acredita que não basta apenas investir em equipamentos modernos como caminhões, Drones, treinamentos e preparação das equipes de frente, mas, do apoio dos órgãos de responsáveis para que em conjunto consiga desenvolver trabalhos em prol a preservação da vida, do meio ambiente e da produção.

Com isso tem contado com o apoio da Defesa Civil e Polícia Militar para inibir práticas criminosas dentro do ambiente de produção, como: Incêndio criminoso, roubos de veículos, de equipamentos e produtos agrícolas, bem como outros delitos comuns na sociedade moderna!

O PAME tem se tornado principal meio de auxílio dos municípios, buscando sempre atenuar prejuízos a vida humana, ajudando em combates a incêndios de residências e dando demais apoios que se fizer necessários.
Fatos recentes com incêndios criminosos e causados por descuido de transeuntes, principalmente aqueles que se deslocam para área rural, ranchos e pesqueiro; demonstram que cada vez mais a conscientização é mais importante.

Você também pode nos ajudar a evitar incêndios, especialmente no período da seca
  • Não jogue bitucas de cigarros às margens da rodovia. A ponta acesa poderá causar o fogo e incêndio em canaviais;
  • Não descarte irregularmente o lixo. O alumínio e vidros expostos a altas temperaturas podem ser causadores de incêndio;
  • Cuidado ao estacionar veículos no acostamento das rodovias. A alta temperatura do motor poderá aquecer a folhagem debaixo do veículo, podendo gerar incêndio.

 

Caso constate qualquer ato que possa gerar um incêndio, não tenha receio denuncie para os telefones do PAME:
Usina Colorado – (17) 3330-3444 | Usina Guaíra – (17) 3331-9193 | Usina Alta Mogiana – (16) 3810-1345

Responda