Pessoas

Grupo Colorado

Cada um faz a diferença, justamente por ser único.

O ser humano é a medida de tudo, a referência para  nossas ações.

Pessoas

O Grupo Colorado cria formas inovadoras de atuar em parceria com as comunidades. Gera  oportunidades de trabalho e de qualificação profissional. Contrata preferencialmente recursos humanos da própria comunidade.

Uma nova vida

Cem por cento da cana processada pela Usina Colorado é colhida mecanicamente, livre de queimadas. Os profissionais que atuaram no corte de cana foram capacitados pela Usina Colorado e já assumiram novas funções, principalmente como motoristas, garantindo oportunidade de trabalho e uma nova perspectiva para suas vidas.

PORQUE AMAMOS TRABALHAR AQUI


 

Incentivo ao voluntariado

A prática do trabalho voluntário é estimulada como parte da cultura do Grupo Colorado. O Grupo possui critério que permite a doação de horas de trabalho de seus funcionários que dedicam-se às ações voluntárias. Apoia e incentiva o trabalho voluntário desenvolvido por seus colaboradores junto à Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça e o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça.

Dia da Criança

Anualmente o Grupo Colorado comemora o Dia da Criança reunindo filhos de colaboradores das cidades de Guaíra, Ipuã, Miguelópolis e Ituverava, realizando atividades lúdicas e educativas e distribuição de alimentos.

Mulheres

O Dia Internacional da Mulher é celebrado anualmente na Usina Colorado, reunindo as funcionárias do sexo feminino, como forma de explicitar o compromisso da empresa com a igualdade entre os gêneros.

Curso para Gestantes

O Grupo Colorado promove cursos para gestantes direcionados para colaboradoras e mulheres dos seus colaboradores, garantindo o contato das futuras mamães com as informações de médicos das áreas de neonatologia, pediatria, ginecologia, além de profissionais das áreas de nutrição e psicologia. O curso tem os objetivos de contribuir para a redução da mortalidade infantil e materna e aprofundar o vínculo entre mamãe e bebê, que são compromissos expressos pelo Grupo como empresa Amiga da Criança, certificada pela Fundação Abrinq – Save the Children.

Academia Colorado Fitness

O Grupo Colorado acaba de implantar sua Academia Corporativa, a Colorado Fitness, aberta a colaboradores e dependentes no Grêmio Recreativo, a Colorado Fitness que oferece valores subsidiados para o público interno.

Eu que Fiz

Exposição anual que premia os trabalhos manuais e artísticos dos colaboradores do Grupo Colorado e seus familiares.

CredCol

Cooperativa de crédito exclusiva para colaboradores do Grupo Colorado. Pratica taxas diferenciadas, em condições especiais, para garantir o acesso dos cooperados ao crédito. A Credcol está presente no dia a dia do colaborador do Grupo Colorado, orientando sobre educação financeira e sensibilizando para o consumo consciente.

Transparência

O Grupo Colorado criou veículos como jornal InfORM e intranet para se comunicar com o seu público interno, garantindo a prestação de contas e transparência de suas ações.

Biblioteca

Em parceria com o Instituto Brasil Leitor, o Grupo Colorado inaugurou em 22 de fevereiro de 2006, a Biblioteca Engenho do Conhecimento, instalada na Usina Colorado. O objetivo da iniciativa é o de estimular o hábito de leitura e a formação de novos leitores entre os colaboradores do Grupo. É a primeira Biblioteca em ambiente de trabalho do setor sucroenergético do país. Oferece pontos de empréstimo gratuito de livros para que os familiares dos colaboradores tenham

acesso aos livros.

Em maio de 2014, uma nova Bibllioteca do Sistema Engenho do Conhecimento foi inaugurada na Central Energética Morrinhos, unidade do Grupo Colorado em Goiás, dedicada aos colaboradores da Usina e seus familiares.

Grêmio Recreativo Poliesportivo Colorado

Espaço construído pelo Grupo Colorado e dedicado aos seus colaboradores e família, destinado ao convívio, lazer e cultura. Foi inaugurado em novembro de 2009. Tem área de 60 mil metros quadrados. Oferece salão de eventos, estacionamento, quadras poliesportivas com dimensões oficiais, sala de jogos, academia, quiosques e churrasqueiras.

Mesmo trabalhando há muito tempo como motorista, o curso foi importante porque me ensinou sobre algumas coisas que eu não entendia, como o funcionamento da cuíca de freio. O que aprendi aqui vai ser útil até para o meu próprio carro”.

João Luis da Silva Motorista de Rodotrem

Entendi o significado de fazer coisas que já praticava por orientação da empresa, mas não sabia porque eram importantes. Agora tenho uma visão geral da máquina”

Lázaro Matias de Araújo Filho Operador de Colhedora

O treinamento vai ajudar muito na relação com o mecânico no sentido de diagnosticar mais rápido o defeito”

José Márcio Cardoso da Silva Operador de Colhedora

Foi uma oportunidade de aperfeiçoar a qualidade do nosso trabalho”

Raquel Alves Secretária

A Usina Colorado mantém parceria com o Senai para a realização de cursos de capacitação profissional oferecidos para o quadro de colaboradores.

 

A parceria firmada entre o Grupo Colorado e a Fiesp, através do Senai, tem sido responsável pela capacitação de centenas de colaboradores, por meio de cursos em áreas consideradas críticas pela falta de qualificação da mão de obra regional. O Programa de Treinamento voltado para colaboradores das divisões Agrícola e Industrial da Usina Colorado vem sendo desenvolvido na empresa desde 2012. A empresa paga as horas de trabalho para o colaborador, enquanto participa das aulas, o que contribui para seu desenvolvimento profissional, ampliando sua empregabilidade e inserção no mercado.

[stag_divider style="dashed"]

Cursos promovidos pela parceria com o Senai:

  • 2012
    • Manutenção de Veículos Pesados, voltado para o setor Agrícola.
    • Instrumentação e Caldeiraria para Colhedora de Cana.
    • Mecânica para Colhedora e Cana.
  • 2013
    • Operação e noções de manutenção dos equipamentos Na entressafra de 2013 foram treinados pelos instrutores da Academia de Formação de Condutores da Usina Colorado, 477 novos colaboradores, entre motoristas e operadores de máquinas.
    • Montagem e Desmontagem de Sistemas Mecânicos Oferecido a 48 colaboradores.
    • Condução Econômica e Manutenção Básica de Colhedoras Curso oferecido na entressafra para cerca de 40 Operadores de Colhedora do Condomínio Agrícola.
    • Condução Econômica e Manutenção Básica para Motoristas. Curso oferecido na entressafra para cerca de 200 Motoristas do Condomínio Agrícola.
  • 2014
    • Um total de 1.229 colaboradores da área Agrícola do Grupo Colorado participou de  treinamentos técnicos e comportamentais oferecidos nos municípios de Guaíra, Miguelópolis e Ituverava, com o apoio do Senai, Senac, Senar e palestrantes autônomos.  A iniciativa de realizar o treinamento na cidade do colaborador, foi resultado de uma ação da empresa com o apoio dos órgãos governamentais de cada cidade que reconhecem a necessidade de proporcionar  cursos de aperfeiçoamento para desenvolver os profissionais.
    • Os cursos “Condução Econômica”, “Mecânica Básica para Motoristas”, e “Mecânica Básica para Operadores de Colhedora”, foram ministrados pelo Senai para 700 Motoristas Canavieiros e Operadores de Colhedoras, envolvendo 23.900 horas homens em treinamento.
    • Pelo Senar, 58 colaboradores que exercem a função de Tratoristas participaram do curso “Operação e Manutenção de Tratores”, totalizando 2.320 horas homens em treinamento. Os participantes receberam capacitação com temas “Senai-Comunicação Assertiva no Trabalho”, “Senac-Educação Financeira” e “Responsabilidade Civil e Criminal no Trânsito”.
    • O curso “Mecânica de Manutenção em Colhedora de Cana”  foi oferecido para duas turmas totalizando 16 colaboradores treinados por 560 horas.
    • Dez soldadores participaram do treinamento Soldador no processo eletrodo revestido aço carbono e aço baixa liga com carga horária total de 160 horas. Foi realizado pelo Senai com recursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec.
    • Dez colaboradores para a área de Mecânica de Colhedoras participaram de 160 horas de treinamento Mecânico de Bombas Hidráulicas, realizado pelo Senai com recursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec.
    • O curso sobre Técnicas Secretariais, com carga horária de 30 horas, foi realizado no Senac Unidade Barretos, em 2012.

Oportunidades no Grupo Colorado

[stag_divider style="dashed"]
Programa de Educação para o Trabalho Novas Conexões
Programa de Aprendizagem
  • Desenvolvido pelo Senac, o PET tem na Usina Colorado um dos principais apoiadores, contribuindo para a formação de jovens de 14 a 21 anos e sua integração ao mundo do trabalho. O PET é voltado para jovens de baixa renda e atua para despertar a definição de interesses e desenvolver capacidade e potencialidade para o trabalho. Tem carga horária de 330 horas. De 2002 a 2013 foram formados 970 alunos para o mercado de trabalho.

  • Promover a formação técnica e profissional de jovens com idades entre 16 e 24 anos, foi o objetivo da Implantação do Programa de Aprendizagem na Usina Colorado, que teve início em 2007, a partir da parceria com o Senac.