PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL: Usinas do Grupo Colorado são certificadas pelo Renovabio

A Usina Colorado e a Central Energética Morrinhos – CEM, empresas do Grupo Colorado foram certificadas na Política Nacional de Biocombustíveis, o RenovaBio.
A oficialização do certificado da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) foi anunciada no dia 19 de março.

Com a certificação, as Usinas Colorado e CEM estão aptas a emitir os créditos de descarbonização, os CBIOs que são uma grande contribuição à sustentabilidade do planeta.
A certificação da produção eficiente de biocombustíveis atribuiu excelente nota de eficiência energético-ambiental a produção das usinas do Grupo Colorado.

O certificado obtido, tem validade por três anos e possibilitará às usinas do Grupo Colorado a emissão de um volume considerável de CBIOs. Os CBIOs (Créditos de Descarbonização) serão usados pelas distribuidoras de combustíveis, para atender às metas de descarbonização previstas no RenovaBio.

O Programa Renovabio

Visando reduzir as emissões de gases de efeito estufa no meio ambiente e alinhado ao compromisso assumido no acordo de Paris, assinado durante a Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas (COP-21) em novembro de 2015, conhecido como o Acordo de Paris, o Brasil criou o Renovabio, sua Política Nacional de Biocombustíveis, instituída pela lei nº 13.576/2017, com o objetivo de incentivar o aumento da produção e da participação de biocombustíveis na matriz energética brasileira.

O principal e mais promissor biocombustível do país é o Etanol obtido da cana-de- açúcar.
Um dos carros-chefes do Renovabio são os chamados CBIOs (Créditos de Descarbonização), Os CBIOs são gerados com base na nota de eficiência energético-ambiental, que é obtida individualmente por usina em um processo rígido de certificação, que avalia toda a escala produtiva, iniciando pelo cultivo da cana até a produção e distribuição do biocombustível etanol (figura).

Um CBIO corresponde a emissão evitada de uma tonelada de carbono – CO2, no meio ambiente.

 

 

 

 

Responda