Projeto Sustent´ARTE Ribeirão Preto certifica 19 novos profissionais em marcenaria

O mês de dezembro é repleto de formaturas, mas esta teve um significado muito especial para os 19 alunos que receberam o certificado de conclusão da segunda etapa do Projeto Sustent´ARTE, na noite de dez de dezembro, em cerimônia realizada na sede do Sesi Ribeirão Preto.

Sustentar é uma palavra que vem do latim Sustentare. Ela significa sustentabilidade, apoiar, conservar e cuidar. E é exatamente esse o propósito do Projeto Sustent´ARTE, uma realização do Sesi Ribeirão Preto com patrocínio da empresa Colorado Comércio de Máquinas Agrícolas, que transforma palletes de madeiras em peças de marcenaria, com o propósito de promover a qualificação profissional a partir do desenvolvimento de habilidades técnicas, profissionais e pessoais, estimulando o espírito empreendedor e ampliando possibilidades de planejamento de vida e carreira e a estruturação de negócios sociais.

O trabalho dos alunos foi inspirado na arte geométrica do artista plástico Volpi. Árvores de Natal, mobiliário e peças decorativas expostas na formatura, deram a medida exata do talento alcançado pelos formandos.

“Como amante das artes, sempre sonhei em participar de um projeto que transformasse resíduos industriais em peças artísticas. Em 2014, fui procurada pelo gerente geral da Colorado Máquinas que nos posicionou sobre a dificuldade enfrentada para o descarte dos paletes de madeiras de nossos concessionários. Com o objetivo de sempre fazer o melhor, buscamos um parceiro que tivesse o know how necessário para tornar realidade esse projeto ambicioso. Fomos até a cidade de Itatiba conhecer o Centro Tecnológico de Madeiras e Mobiliário Luiz Scavone da Escola Senai. A partir de então, nasceu o projeto Sustent´ARTE, fruto da parceria firmada entre a Colorado Máquinas, Senai e Prefeitura dos Municípios participantes.”, contou a diretora de Responsabilidade Social do Grupo Colorado, Josimara Ribeiro de Mendonça que fez a entrega de certificado aos formandos.

O projeto Sustent´ARTE é desenvolvido em duas etapas. Em 2017, o Projeto foi responsável por formar, em Orlândia, 42 alunos na primeira etapa e na segunda etapa, 24 novos profissionais na arte da marcenaria em. Em Ribeirão, em 2018, 42 alunos concluíram a etapa 1 e 19 alunos receberam o certificado de conclusão da segunda etapa do projeto. Entre os formandos um misto de sentimentos: orgulho pela conquista, responsabilidade em colocar em prática o conteúdo do curso e esperança em uma profunda transformação em suas vidas a partir desta oportunidade. Há alunos que já estão trabalhando em marcenarias, outros já se movimentam para iniciar seu próprio negócio.

“Foi um grande esforço transferir o Projeto de Orlândia para Ribeirão Preto, garantindo o correto desmonte, transporte e montagem das máquinas de marcenaria. O Sesi foi um parceiro fundamental e incansável para esta realização. Preciso dizer que mesmo neste momento delicado da economia em que as empresas têm cortado todas as despesas que não consideram fundamental, o Grupo Colorado garantiu os recursos necessários e seguiu investindo para a continuidade do Projeto.”, salientou o gerente Administrativo da Colorado Máquinas, Antônio Carlos Zufellato.

Zufellato aderiu de verdade ao Projeto e fez o curso. Ele foi também um dos alunos certificados.

“Empreendemos nesse projeto 428 horas. Dessas 428 horas passamos juntos quase 380 horas nas quais nós saímos da zona de conforto e nos propusemos a aprender algo novo, voltando para a sala de aula de uma maneira diferente…. E como foi diferente. Todos somos adultos, com profissões diferentes, cada um com um objetivo diferente, com uma expectativa diferente, mas como um único desejo: o de aprender algo novo. E como foi surpreendente. Começamos com um toquinho e concluímos com esses peças hoje expostas aqui. Que transformação. Destaco especialmente o trabalho incansável da Cristiane Cordeiro da Silva. Certamente sem essa dedicação o Projeto Sustent’Arte Pallets Colorado não seria esse sucesso, nosso reconhecimento e nosso Muito Obrigado! Na Colorado temos uma hashtag que vale muito para este momento. #Orgulho de Ser Colorado”, disse.

Destaque

“Temos um orgulho imenso deste Projeto. Foi destaque o estande do Sustent´ARTE na Feira do Livro este ano. O estande foi inteirinho mobiliado e decorado com peças produzidas a partir de paletes. Lá aconteceram atividades como contação de histórias, apresentação de teatro e aulas de aprendizagem de aproveitamento de pallets e artesanatos. Esta é mesmo uma noite de reconhecimento. Agradecemos o belo trabalho desenvolvido pelos educadores junto a esta turma. Reconhecemos a dedicação e a crença no futuro que levaram os alunos a persistir e concluir com muito sucesso esse curso. Parabéns, este é um novo momento em suas vidas. Brilhem.”, finalizou Josimara.

“Quando fazemos algo pela sustentabilidade não somos apenas cada um de nós que no transformamos. A gente também transforma o mundo. Quem alimenta sonhos também alimenta a vida. Agradecemos aos parceiros do Sustent´ARTE pela confiança”, disse Álvaro Alves Filho – gerente das unidades de Ribeirão Preto, Sertãozinho e Franca do Sesi.

A cerimônia contou também com as participações da supervisora de Comunicação e Responsabilidade Social do Grupo Colorado,Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho, do coordenador do Sesi Giovani Razzera e da agente de Atividades de Responsabilidade Social do Sesi Ribeirão Preto, Cristiane Cordeiro da Silva, que teve participação fundamental na realização do curso.

“Tudo começa com uma estrutura e a partir dessa estrutura nós criamos asas. Falamos em asas da imaginação, e esse projeto traz essa estrutura para ganharmos asas. Eu pessoalmente aprendo a cada turma que acompanho. Hoje vejo vocês todos com asas. Prontos para iluminarem por onde passarem”, destacou Cristiane.

A cerimônia foi observada de perto por diretores de empresas que consideram o Projeto Sustent´ARTE uma inovação na relação das empresas com seus resíduos e enxergam na iniciativa uma alternativa para destinação final sustentável para os resíduos resultantes de suas atividades produtivas.

“Todo mundo ganha quando se juntam forças do bem e lideranças sérias e que têm compromisso social de verdade.”, declarou o gerente de Negócios da Colorado Máquinas em mensagem enviada aos formandos. João Falaschi que em virtude de sua participação em evento internacional da empresa John Deere não pode participar da cerimônia de entrega de certificados aos concluintes do Projeto.

Reconhecimento

Além de profundas transformações que o Projeto Sustent´ARTE tem provocado junto à comunidade, também tem recebido o reconhecimento com iniciativa pela sustentabilidade. Em 2018, o Projeto Sustent’ARTE foi reconhecido como uma das cinco melhores práticas socioambientais do País, pela comissão técnica do 15º Benchmarking Brasil.

Este ano, a 05 de Junho, na data em que o Mundo todo celebrou o Dia do Meio Ambiente, o Projeto Sustent´ARTE foi selecionado na 25ª Edição do Prêmio FIESP de Mérito Ambiental.

Responda