Sustentabilidade

O GRUPO COLORADO BUSCA INFLUENCIAR SEU PÚBLICO DE RELACIONAMENTO PARA QUE DESENVOLVA AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL OU APOIE PROJETOS REALIZADOS PELO INSTITUTO OSWALDO RIBEIRO DE MENDONÇA.

Para o Grupo Colorado, apoiar um Programa não se resume apenas a aportar recursos para que ele aconteça

O compromisso vai além, com a participação em todas as etapas do Programa e o acompanhamento do seu desempenho.

As ações de educação também têm o poder de reduzir os níveis de desemprego, relacionados à falta de conhecimento dos trabalhadores sobre novos processos produtivos e tecnologias.

RECONHECIMENTO


 

mastercana2010

Prêmio Master Cana Social 2010

A Usina da Dança, projeto apoiado pela Usina Colorado e desenvolvido pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça recebeu  o Prêmio MasterCana Social 2010 na educação Educação e Cultura conferido pelo Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria.

empresaqueeduca

Empresa que Educa

Jovens para o Trabalho Em 2003, a Usina Colorado recebeu e mantém o selo Empresa que Educa concedido pelo Senac-SP, pela parceria que mantém como Programa de Educação para o Trabalho - PET, investindo na formação de jovens nos municípios da área de atuação o Grupo.

canainvest

Troféu Canainvest

O Grupo Colorado recebeu o Prêmio em 2010, Categoria Ação com a Comunidade, pelo apoio ao Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça

empresaamigadacrianca

Empresa Amiga da Criança

Em 1999, a Usina Colorado recebe o título de Empresa Amiga da Criança da Fundação Abrinq. A Usina Colorado está entre as 89 empresas de todo o país que participam do Programa Empresa Amiga da Criança há 16 anos.

premios-itauunicef-460x300

Prêmio Itaú Unicef

Em 2009, a Usina da Dança, do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, foi classificada como um dos 30 projetos socioculturais mais importantes do Brasil pelo prêmio Itaú Unicef.

premios-crianca-fundacao-abrinq-460x300

Finalista do Prêmio Criança 2012 Fundação Abrinq

Em 2012, o Programa de Educação Integral desenvolvido pela Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça de Ipuã foi considerado um dos 22 projetos mais relevantes de educação infantil, tendo sido semifinalista do Prêmio Criança 2012 da Fundação Abrinq, selecionado entre projetos de todo o Brasil.

Negócios

Praticamos negócios inclusivos, iniciativas economicamente rentáveis, além de ambiental e socialmente responsáveis. Utilizamos mecanismos do mercado para melhorar a qualidade de vida das pessoas, ao permitir a participação na cadeia de valor de empresas de todos os portes.

Meio Ambiente

O Sistema de Gestão Ambiental do Grupo Colorado busca reduzir o consumo de insumos como: água, energia elétrica e materiais, estendendo esse compromisso a toda a cadeia de produção. A produção de etanol e de energia elétrica, a partir da cana-de-açúcar, reflete o compromisso com as questões ambientais.

Toda energia utilizada no processo industrial da produção de etanol e açúcar é gerada dentro das próprias usinas a partir da queima do bagaço da cana.

Cultivando mudas de árvores nativas

O viveiro de mudas do Grupo Colorado, localizado na Fazenda São Sebastião de Guaíra, produz a cada ano mais de 100 mil mudas de essências nativas.

Na Central Energética Morrinhos, o viveiro recém implantado já produz espécies nativas de ocorrência regional, tendo produzido mais de 30 mil mudas.

O Grupo Colorado contribui com a preservação ambiental doando mudas para plantio realizados fora das propriedades do Grupo. 

Os Viveiros possuem banco de sementes, que contribuem para a manutenção da variabilidade genética da flora de suas regiões. Integram o Projeto Ambiental Colorado. O Viveiros também são espaços para o ensino e extensão sobre questões relacionadas ao meio ambiente.

Por árvores mais vigorosas

Para assegurar o vigor das árvores, o Grupo Colorado conta com assessoria técnica específica para garantir que as mudas do viveiro sejam cultivadas em seu local de ocorrência, respeitando o ambiente de produção e a paisagem local.

Os profissionais do viveiro internalizam o conhecimento e seguem rigorosamente as orientações técnicas para o sucesso dos projetos de paisagismo e recomposição da flora, nas propriedades do Grupo Colorado e as áreas beneficiadas pelos projetos de reflorestamento.

 

Água: usando com responsabilidade

O Grupo Colorado possui um plano contínuo de redução do uso da água em suas etapas de produção. O principal fator que contribuiu para a redução de consumo da água foi a evolução da colheita mecânica da cana crua, que eliminou a necessidade da lavagem da cana.

A Usina Colorado em conjunto com as demais usinas sucroenergéticas da região de Guaíra, Usina Guaíra e  Usina Alta Mogiana criaram em 2011, o PAME – Plano de Auxílio Mútuo em Emergência.

O Grupo estruturou e organizou ações para a prevenção, fiscalização e combate a incêndios, principalmente na área agrícola, para todas as culturas cultivadas na região. O principal objetivo do “PAME” é proteger a vida humana. Por isso, treina e mantém uma equipe de colaboradores capacitados nas usinas sucroenergéticas da região para o exercício de prevenção e combate a princípios de incêndios.

Um total de 451 colaboradores recrutados nas três usinas atuam como brigadistas do PAME, a maior parte deles são motoristas de caminhões bombeiros das usinas, vigilantes e auxiliares desses caminhões. “Além de suas funções normais, o PAME treina esses colaboradores para que estejam preparados voluntariamente para atuarem de maneira organizada em ocorrências de sinistros, visando a proteção do patrimônio e principalmente de vidas.” destaca, Eli Norberto Ferreira, membro do PAME.

Além de recursos humanos, o PAME também mobiliza veículos e equipamentos da Usina da Região, reunindo 106 caminhões bombeiros para o combate a incêndios na região. 

O trabalho é desenvolvido em conjunto com Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Defesa Civil do Estado de São Paulo, Sindicatos Rurais e Casa da Agricultura.

INSTITUTO OSWALDO RIBEIRO DE MENDONÇA

www.iorm.org.br

Grupo Colorado tem um histórico de diversidade de atuação cidadã, contribuindo para o desenvolvimento da educação básica, saúde, alimentação, lazer, esporte e desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens.

O Grupo Colorado criou o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, por meio do qual estruturou executivamente toda a atuação de responsabilidade social, deixando de apoiar apenas ações pontuais para estruturar projetos continuados, em um processo corporativo de formação, consolidação, planejamento e definição de foco para curto e longo prazos para suas ações e projetos sociais, educacionais, culturais e assistenciais.

Acredita na educação para reduzir a exclusão social e promover oportunidades de geração de renda, estimular a competitividade das empresas, e formar profissionais capazes de fazer uso das novas tecnologias .

O IORM, Instituto que leva o nome do fundador do Grupo Colorado, e a quem homenageia, é polo irradiador desenvolvimentista da região e tem a missão de contribuir também para o desenvolvimento integral de crianças e jovens, promovendo melhores condições de vida e renda para suas famílias.

O IORM está presente em quatro municípios, Guaíra, Orlândia, Miguelópolis e Ipuã, porém seu raio de atuação e abrangência são bem mais amplos.

Centro Cultural e Poliesportivo Colorado

O Grupo Colorado entregou à comunidade de Guaíra o Centro Cultural e Poliesportivo Colorado, um espaço que assegura o desenvolvimento de projetos socioeducativos e culturais que garantem políticas de inclusão social e formação de mão de obra qualificada a uma parcela importante da comunidade guairense.

 

Contou com investimentos do Grupo Colorado, potencializados pelos recursos do Banco Bradesco, Banespa e BNDES e é sede de encontros, eventos, espetáculos, conferências, oficinas, cursos, projeções e exposições.

Inclusão Digital

Em Guaíra, uma parceria com a Fundação Itaú Social e Senac Barretos permitiu que o IORM implantasse o projeto Inclusão Digital, que oferece capacitação profissional a pessoas de todas as faixas etárias.
Visando à capacitação profissional, o Programa oferece aulas teóricas e práticas em informática básica para desenvolver a capacidade de digitação, o conhecimento de todo o sistema operacional do computador e a utilização da Internet. Esses são requisitos básicos para ampliar a chance de colocação
profissional dos alunos assistidos.

Cursos de Capacitação

O Grupo Colorado tem investido recursos para a educação das pessoas, tanto para qualificação de seu colaborador interno, quanto para a formação de pessoas da comunidade, provendo oportunidades para que ingresse no mundo do trabalho.
O Senac, em parceria com o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, realiza uma média de 10 cursos gratuitos de capacitação no município de Guaíra anualmente. Os temas dos cursos são definidos após consulta à comunidade e ao setor produtivo.

Educação Infantil

Investindo na formação e futuros cidadãos, o Grupo Colorado apoia a instituições de educação e creches consideradas modelo de educação infantil e assistência Social, como a Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça, de Ipuã, a Creche Ragih Moisés, de Miguelópolis e à Sociedade Guairense de Beneficência – Sogube – Cidade dos Meninos Oswaldo Ribeiro de Mendonça, em Guaíra e Creche Leontina Menezes Felisbino em São Benedito da Cachoeirinha, distrito de Ituverava.

 

 

Desenvolvimento das Habilidades Leitoras

Em 2011, o Grupo Colorado entregou à comunidade de Guaíra a Biblioteca Energia do Conhecimento, localizada no Centro Cultural Colorado. A adesão dos associados é gratuita. A obra física criou o espaço adequado para permitir o acesso de pessoas com deficiência física.
A Biblioteca é climatizada, oferece terminais de computador com acesso gratuito à internet para pesquisas escolares e funciona de segunda a sexta-feira, das 12h15 às 22h. O horário foi estabelecido para favorecer que as pessoas que trabalham durante o horário comercial possam utilizar seu tempo livre para visitar a Biblioteca.
O objetivo principal é propiciar a formação global de cada indivíduo, contribuindo para aumentar a capacidade da comunidade em lidar com a linguagem escrita.

Educação para o Trabalho

Desde abril de 2003, a Usina Colorado obteve e mantém o selo “Empresa que Educa”, concedido pelo Senac São Paulo, por meio de parceria no Programa de Educação para o Trabalho – PET Novas Conexões.
A Usina Colorado financia a formação das Turmas do Programa de Educação para o Trabalho, realizado pelo Senac Barretos, que promove a capacitação de jovens de baixa renda, buscando despertar o interesse profissional. Atua na capacitação de jovens de baixa renda e busca despertar a definição de seus interesses, desenvolver capacidades e potencialidades para o trabalho e transmitir conteúdos, metodologias e recursos compatíveis com as exigências tecnológicas, éticas, culturais e estéticas do trabalho.

Programa Jovem Aprendiz

O Grupo Colorado apoia o desenvolvimento do Programa Jovem Aprendiz e recebe em suas empresas Aprendizes. Há uma relevante taxa de contratação desses profissionais pelo Grupo após a conclusão do Programa.

Sala de Leitura de Primeira Infância

São bibliotecas dedicadas à primeira infância, com exceção da Sala de Leitura “Heitor de Guimarães Cardoso Spaggiari”, instalada na sede do IORM, que atende alunos de várias idades do Projeto Usina da Dança. A Sala de Leitura educa, contribui para a formação da personalidade, acesso ao brinquedo e à oportunidade de brincar, além de ampliar a capacidade cognitiva.

 

Beneficiados:

Orlândia, Guaíra, Miguelópolis e Sales Oliveira