Treinamentos durante a entressafra para uma produção ainda mais segura

Operadores de Caldeiras e de Vasos de Pressão 

vasos

Abordando a Norma Regulamenta-dora 13, que estabelece os requisitos mínimos para a gestão da integridade das estruturas de caldeiras, vasos de pressão e tubulações, a Usina Colorado ofereceu reciclagem para Operador de Caldeiras, e Formação e Reciclagem para Operador de Vasos de Pressão de Unidades de Processos.
Ao todo foram 2.560 horas homem em treinamento, abrangendo colaboradores da Fábrica de Açúcar, Fábrica de Álcool, Tratamento de Caldo, Caldeiras, Laboratório Industrial. As aulas aconteceram sob orientação do instrutor técnico, o Engenheiro Ubirajara G. Rocha da empresa PMS Consultoria em Engenharia de Segurança e Ambiental. Todos os treinamentos aconteceram na Sala de Treinamento Central.
A Reciclagem para Operador de Caldeiras aconteceu em duas turmas, com oito horas aula cada, nos dias 18 e 19 de Janeiro, contando com a participação de 28 colaboradores.
A Reciclagem para Operador de Vasos de Pressão foi oferecida para uma turma formada por 22 colaboradores, em 8 horas aula, no dia 11 de fevereiro.
A Usina Colorado também formou 54 colaboradores como Operadores de Vasos de Pressão de Unidades de Processo. A formação foi oferecida para duas turmas. A primeira delas recebeu o treinamento entre 15 e 19 de Fevereiro e a segunda turma, no período de 22 a 26 de fevereiro, totalizando cada turma 40 horas aula.
Treinamento Prancha Munck

munk

Um total de 25 colaboradores da Usina Colorado, que atuam como motoristas nas áreas de Almoxarifado, Borracharia, Prancha/Munck, Rodovinhaça e Calda Pronta receberam o treinamento em atendimento à Norma Regulamentadora nº 11, que aborda a Operação Segura de Munck.
O treinamento foi realizado nos dias 10 e 11 de março, com total de 16 horas aula. As aulas teóricas aconteceram na Sala de Treinamento Central e as atividades práticas em área externa com Caminhão Munck, para demonstração da operação segura do equipamento.
O treinamento incluiu informações sobre características técnicas dos equipamentos, esquema básico de funcionamento e operação, aula prática e modo seguro em operação, finalizando com avaliação do aproveitamento.

 

Formação e reciclagem de Brigadistas de Incêndio

brigada

A Usina Colorado investiu na reciclagem e na formação de novos membros para as equipes de Brigadas de Incêndio da empresa. A formação aconteceu abrangendo quatro diferentes áreas: industrial, manutenção automotiva, refeitório e florestal, que devido às suas especificidades receberam treinamento em separado.
A reciclagem para os 89 colabora-dores que integram a Brigada Industrial aconteceu nos dias 31 de março e 1º de abril, com 10 horas aula de capacitação, incluindo aulas práticas e teóricas desenvolvidas nas dependências da Usina.
A reciclagem para os 53 colaboradores que integram os Brigadistas da Manutenção Automotiva aconteceu nos dias 29 e 30 de março, com 10 horas aula de capa-citação, incluindo aulas práticas e teóricas desenvolvidas nas dependências da Usina.
A Brigada do Refeitório, composta por oito colaboradores, também passou pela reciclagem, também de 10 horas aula práticas e teóricas.
Reciclagem e formação caracteri-zaram os cursos para os membros da Brigada Florestal da empresa. O curso de Reciclagem envolveu os 231 colaboradores da área Agrícola, que já atuam na Brigada, totalizan-do 8 horas aulas, nos dias 2, 4 e 5 de Abril. Já a formação de brigadistas de 55 colabora-dores aconteceu nos dias 11 e 12 de Abril e exigiu 16 horas aula. As duas modalidades possuem capacitação teórica e prática, que neste ano foram realizadas na ETEC Laurindo Alves de Queiroz em Miguelópolis.
A instrução das modalidades ficou a cargo do Tenente Manoel Magela de Toledo, que atua na Fire Angel Brigadas de Emergência, e que desenvolve este trabalho na Usina Colorado há 15 anos.

Responda