Treinamentos promovem o trabalho seguro na Usina Colorado

A Usina Colorado iniciou a agenda de treinamentos de 2020 atribuindo toda a importância ao trabalho seguro. De janeiro a março, a empresa promoveu treinamentos que proporcionaram a capacitação e reciclagem de seus colaboradores sobre os conteúdos das Normas Regulamentadoras NR-10, NR-13 e a formação de membros para as Brigadas de Incêndio.

 

Reciclagem, Formação Básica e Formação Complementar na Norma Regulamentadora NR-10

Atender aos requisitos da Norma Regulamentadora NR-10 do Ministério do Trabalho foi o objetivo dos cursos de Reciclagem, Formação Básica e Formação Complementar oferecidos pela Usina Colorado no mês de janeiro. A NR-10 estabelece os protocolos de segurança, a serem observados pelos colaboradores que, direta ou indiretamente, atuam ou interajam em instalações e serviços em eletricidade, os requisitos e as condições mínimas na implementação de medidas de controle e de sistemas preventivos, buscando garantir a segurança e a saúde.

Nos dias 16 e 17 de janeiro, a Usina ofereceu carga de 16 horas aula para reciclar 17 profissionais sobre a NR-10. A reciclagem foi promovida na Sala de Treinamento do Escritório Central da Usina Colorado. O curso básico sobre a norma foi realizado na Sala de Reunião dos Supervisores da Indústria, no período de 27 a 31 de janeiro, totalizando 40 horas aula oferecidas a nove participantes, colaboradores da empresa.

O curso complementar sobre a NR-10 foi oferecido a três profissionais, reunidos também na Sala de Reunião Supervisores da Indústria, no período de 21 a 25 de janeiro com carga de 40 horas aula. Participaram dos treinamentos eletricistas, instrumentistas e auxiliares das áreas de Oficina de Instrumentação e Automação Industrial, Oficina Elétrica Industrial e Patrimônio e Conservação Predial.

Os treinamentos ficaram a cargo do instrutor José Francisco de Oliveira Barbosa da empresa EBA Consultoria.

 

Colaboradores recebem curso de reciclagem sobrea Norma Regulamentadora NR-13

Um total de 30 colaboradores da Usina Colorado, entre supervisor e líderes de geração e distribuição de vapor, operadores de caldeiras, operadores de painel de caldeiras, operadores de sistema de águas residuais, caldeireiro e soldador de manutenção, todos do setor de Caldeiras participaram do curso de Reciclagem da NR 13 – Operação de Caldeiras, oferecido pela empresa.

Os participantes foram divididos em duas turmas, com carga horária de 8 horas aula cada turma. Os treinamentos aconteceram nos dias 24 e 25 de janeiro na Sala de Reunião Supervisores da Indústria. Foram abordados durante o treinamento temas como noções de grandezas físicas e unidades, considerações gerais sobre caldeiras, operação de caldeiras, tratamento de água e manutenção de caldeiras, prevenção contra explosões e outros riscos, legislação e normalização da NR-13, e primeiros socorros a fim de proporcionar aos operadores de caldeiras conhecimentos específicos de segurança na operação de caldeiras e na manutenção do equipamento, reduzindo os riscos decorrentes da atividade.

A transmissão de conteúdo esteve a cargo do instrutor Daniel Orloviki Pereira, da empresa EBA Consultoria

 

Treinamento de Brigadas de Incêndio é oferecido a 124 colaboradores

Com aulas teóricas realizadas na Sala de Treinamento do Escritório Central da Usina Colorado e aplicação prática de conhecimentos em área de gramado próxima ao Armazém de Açúcar, o Treinamento de Brigadas de Incêndio foi oferecido a quatro turmas de colaboradores que totalizaram 124 profissionais treinados.

As aulas para as quatro turmas foram realizadas entre os dias 9 e 11 de março com uma carga de 10 horas aula por turma. Foram oferecidos treinamentos de Brigada de Incêndio para os profissionais das áreas de Oficinas de Manutenção Automotiva e Primária, Administração e Indústria, somando total de 124 participantes.

O curso transmitiu conteúdos como organização de Brigada de Incêndio; comportamento do fogo; agentes extintores; aparelhos extintores; atividades com extintores; material hidráulico e especificamente maneabilidades com mangueiras, durante aula prática. Também abordou sobre bomba de incêndio; tipos de hidrantes; tática e técnica de combate a incêndio; fases do combate a incêndio; pronto socorrismo e abandono de área.

A transmissão de conteúdos ficou a cargo do Instrutor Manoel Magela de Toledo, Tenente Res. Polícia Militar com atuação no Corpo de Bombeiros, da empresa Fire Angel Brigadas de Emergência.

Responda