Usina Colorado é reconhecida pela Fundação Abrinq como Empresa Amiga da Criança pelo 23º ano consecutivo

O compromisso da Usina Colorado com o desenvolvimento integral da comunidade e, especialmente, das crianças dos municípios em que atua foi reconhecido publicamente mais uma vez. Pelo 23º ano consecutivo, a Usina Colorado recebe o Selo Empresa Amiga da Criança concedido pela Fundação Abrinqe pela ONG Save The Children

A  Usina Colorado recebeu a renovação do Selo Empresa Amiga da Criança na primeira semana do mês de agosto.Como Amiga da Criança, a Usina Colorado assumiu, desde 1998, formalmente os cinco compromissos estabelecidos no programa, como o de não explorar o trabalho infantil e não empregar adolescentes em atividades noturnas, perigosas e insalubres, respeitando a Lei 8.069/90, do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Porém, mais do que o respeito à legislação, o selo atesta a atuação socialmente responsável da Usina Colorado contribuindo na disseminação de uma cultura de cidadania por meio de iniciativas voltadas para a infância e juventude.

A inspiração para a atuação da empresa em defesa dos direitos da criança e do adolescente vem de seu fundador, Oswaldo Ribeiro de Mendonça, que investiuna criação de estruturas de acolhimento, educação e promoção da infância em toda a área de abrangência das atividades da Usina  Colorado.

São iniciativas do fundador a criação da Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça de Ipuã entre outros equipamentos. Além de garantir a geração de trabalho e renda para as famílias, internamente a empresa estabelece cláusulas contratuais de proteção aos direitos da infância e combate ao trabalho infantil aos quais os fornecedores estão submetidos. Também promove curso para gestantes e iniciativas para fortalecimento do vínculo familiar.

A Usina Colorado teve especial atuação no período da Pandemia direcionando esforços para contribuir com hospitais, organizações de terceiro setor, asilos, igrejas e órgãos públicos para que enfrentassem a Pandemia com mais recursos, participando da rede de proteção social de crianças, adolescentes e suas famílias nos municípios para mitigar a transmissão comunitária do COVID-19, também garantir o direito à vida e à saúde da criança e do adolescente.

“Para  nós da Usina Colorado, a renovação desse selo é uma conquista importante para todas as forças vivas da sociedade que atuam para a manutenção e cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes, que representam o nosso futuro. E essa defesa é compartilhada com nossos colaboradores, comunidade e empresas com as quais nos relacionamos.”, afirma a diretora de Responsabilidade Social do Grupo Colorado, Josimara Ribeiro de Mendonça.

Programa

O programa Empresa Amiga da Criança foi criado em 1995 para incentivar o investimento social privado em ações para a infância e adolescência, sempre respeitando as diretrizes do ECA. A Usina Colorado é uma das empresas brasileiras pioneiras reconhecidas pela Fundação Abrinq.

Responda