Entrevista com o Engenheiro Agrícola Denis Fernando de Sousa Mendes
Um corintiano apaixonado pelos filhos, pelo time e pela sua profissão. Esta pode ser uma apresentação breve de Denis Fernando de Sousa Mendes, Engenheiro Agrícola, que há 22 anos trabalha no Grupo Colorado. Ele é o supervisor responsável pelo Controle de Qualidade da Matéria-Prima, a cana, na Usina Colorado e também na Central Energética Morrinhos – CEM.
Uma atividade vital e um cargo de grande responsabilidade e imensa exigência técnica.
Foi em nossa empresa que ele conquistou seu primeiro posto de trabalho depois que formou-se pela Unifenas, a Universidade de Alfenas MG
Com esta entrevista com Denis, homenageamos os Engenheiros Agrícolas pelo seu dia.
O especialista explica.
Você sabe a principal diferença entre Engenharia Agronômica e Engenharia Agrícola?
“Apesar de pouco conhecida a Engenharia Agrícola está presente em todas as etapas do agronegócio, sendo ferramenta importante para o sucesso do Brasil.”
ENGENHARIA AGRÍCOLA
A Engenharia Agrícola é voltada à aplicação das Engenharias a todo o processo agrícola: planejamentos, produção de equipamentos, máquinas, implementos agrícolas. Atuamos na área de armazenamentos de grãos, irrigação, gerenciamento de projetos agrícolas, eletrificação e construção rural, barragens e obras de engenharia civil. Temos capacitação nas áreas de tecnologias de aplicação de defensivos, aéreo e terrestre entre outras.
ENGENHARIA AGRONÔMICA
Já a Engenharia Agronômica está voltada a produção agrícola, fitopatologia, economia rural, comercialização, áreas de melhoramento genético, pedologia, nutrição, produção vegetal e animal, administração rural e etc.
Enquanto a Engenharia Agrícola está voltada par equipamentos e maquinários, a Engenharia Agronômica está voltada às culturas.
Entendo que na prática, há uma sobreposição das atividades e que cada indivíduo, é responsável por saber até onde seu conhecimento vai, em detrimento da capacitação do outro.
Nós da Colorado: Desde que se formou, quais foram as principais transformações pelas quais a profissão passou em relação à tecnologia, forma de trabalho, entre outras?
Denis: Acredito que, como todas as outras profissões, a Engenharia Agrícola também evoluiu com mudanças tecnológicas, a profissão foi se aprimorando e sendo mais acessível a todos. As soluções de engenharia que necessitam de cálculos complexos hoje estão disponíveis em programas on-line, por exemplo. Os profissionais da minha área são requisitados nos parques fabris de equipamentos, máquinas agrícolas, implementos e etc.
Nós da Colorado: Como é seu dia a dia de trabalho?
Denis: Como gestor da Qualidade da Matéria-Prima, estou sempre analisando os relatórios de qualidade de cana, observando as não conformidades, buscando as soluções e correções de algum desvio. Coordeno as equipes de levantamento de broca da cana, bem como a execução de seu controle, coordeno a recepção de cana na indústria e todas as atividades de pulverização aérea de defensivos, como maturadores de cana, inibidores de florescimento, inseticidas, adubos, entre outros. Portanto estas atividades estão no meu dia-a-dia. Coordeno as mesmas atividades na Usina CEM.
Nós da Colorado: Na Usina Colorado há profissionais de diversas engenharias, como é a integração entre tantos saberes nessa área?
Denis: Existe uma sinergia boa entre as áreas, acredito que isso se deve à cultura já presente no Grupo. O que é muito importante para que possamos seguir em frente todos com o mesmo objetivo.
Nós da Colorado: Qual o principal desafio apresentado ao longo de sua vida profissional?
Denis: O crescimento. Provar que podia mais. A maturidade me trouxe tranquilidade. Encaro os desafios de forma diferente. As decisões tomadas têm mais embasamento e consciência.
Nós da Colorado: Como se mantém atualizado?
Denis: O Grupo Colorado sempre me disponibilizou tudo do que é necessário para me manter atualizado e sou muito grato por isso. Participo de treinamentos, cursos, palestras encontros técnicos. Também estudo, faço reciclagens sobre as atividades que desempenho.
Nós da Colorado: O que daria de conselho a um jovem que pensa em seguir a profissão de Engenheiro Agrícola?
Denis: Estude, aproveite as oportunidades de estágio, entenda que nesta área, tem que gostar de números.
Filhos, presentes de Deus
“Há exatos quatro anos e sete meses recebi de Deus um presente. E há dois anos e nove meses, Deus me presenteou novamente. São Davi e Caio, meus filhos. A partir daí a vida mudou completamente, hoje vivo para poder dar educação e formação a eles, assim como recebi de meus pais, peço sempre para poder fazê-lo da melhor forma possível, tornando-os, homens na verdadeira concepção da palavra.
Quando está com os filhos, Denis é integralmente dedicado a eles. Nas horas de lazer não podem faltar churrasco com os amigos e a culinária. “Tento andar de bike, jogar tênis e acompanhar todo tipo de esportes na TV, futebol, esportes americanos pelas ligas NBA, NFL, MLB e assistir Fórmula 1, enumera nosso entrevistado.