Com a mesma validade do tradicional “livrinho de capa azul”, a nova Carteira de Trabalho digital é um documento totalmente em meio eletrônico e equivalente à antiga CTPS física (em papel). Esse documento substitui a carteira de papel. Entretanto, é recomendado que você guarde o documento físico para comprovação dos vínculos empregatícios ou para qualquer correção de dados.
Esta mudança assegura facilidades para os colaboradores, com redução da burocracia e custos. Por exemplo: o colaborador não precisará mais apresentar a carteira em papel no setor de Administração de Pessoal para admissão, anotações de férias, mudança de função, alterações salariais, afastamentos e outras.
Com as novas regras, as anotações que antes ficavam na CTPS de papel, passarão a ser atualizadas eletronicamente. Neste sentido, a Colorado não precisará mais fazer anotações na carteira de papel nem mesmo preencher a carteira digital. Isso porque todas as informações migrarão automaticamente para a carteira digital.
Você precisará emitir a sua CTPS DIGITAL e para isto siga os passos abaixo:
1º – Crie uma conta de acesso por meio da página eletrônica: http://acesso.gov.br/#/primeiro-acesso.
2º – Realizar as seguintes etapas:
- Dados pessoais;
- Validar dados;
- Habilitar cadastro e
- Cadastrar senha.
3º – Criada a conta, você poderá ter acesso a carteira de trabalho, por meio da página da internet, no endereço https://servicos.mte.gov.br e como já está cadastrado, deverá clicar no ícone ‘’JÁ TENHO CADASTRO’’.
4º – Acessar utilizando o número do seu CPF, senha pessoal e seguir as orientações que lá irão aparecer.
5º – Estando no ambiente da carteira digital, você continuará a validar seus dados, respondendo a perguntas e as alterações serão atualizadas em até 24 horas.
6º – Para sua comodidade, também poderá baixar o aplicativo CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL no celular e ter os mesmos acessos.
Vale lembrar que, a SEPRT – Secretaria de Previdência e Trabalho (Antes Ministério do Trabalho) emitirá a carteira no formato antigo, somente em casos excepcionais.