As empresas do Grupo Colorado são feitas por pessoas. A cada dia, elas trabalham em busca de realizar seus sonhos, de alcançar suas metas, de preparar seu futuro, com dedicação, talento e muita vontade de crescer.
Sabemos que ninguém faz nada sozinho. Que a força está no coletivo.
Por isso, dar oportunidades de desenvolvimento e expansão para todos é a filosofia empresarial do Grupo Colorado.
Faz parte da nossa história contribuir para preparar pessoas para que se transformem em profissionais de sucesso, respeitados por suas habilidades e reconhecidos por sua responsabilidade.
Há quase quarenta anos, treinar pessoas foi a missão de Luiz Renato Zulato no Grupo Colorado. Ele partiu prematuramente no dia 20 de abril de 2021, deixando uma saudade imensa em todos os que puderam desfrutar de seu convívio.
Mas sua essência ficou.
Porque continuaremos a formar as novas gerações de profissionais, capacitando pessoas para um mundo cada vez mais complexo e tecnológico.
Luiz Renato Zulato foi exemplo de profissionalismo, de ética, de dignidade. De amor ao próximo, de fé e respeito. Um homem de família. Alguém que nutriu relações honestas, que geraram confiança e credibilidade. E é assim que vamos nos lembrar dele.
Luiz Renato Zulato, Zulato, nosso Renatinho foi um dos profissionais pioneiros do Grupo Colorado. Ele ingressou na Fazenda Colorado, em Ipuã em 1981, seguindo os passos do pai, que sofreu um trágico acidente.
Começou a trabalhar como auxiliar de serviços gerais, foi promovido a administrador, chegou a encarregado de plantio e tratos culturais, depois, encarregado de mão de obra. Até que, passo a passo, em 2005, assumiu a função de Instrutor de Operações Mecanizadas e dez anos depois, foi nomeado como Supervisor de Treinamento de Operações Mecanizadas, função estratégica no Grupo Colorado.
Ele preparou milhares de profissionais para os desafios de uma agricultura mecanizada. O que parecia ser um futuro distante, a mecanização, se tornou uma realidade nos campos. Renatinho escreveu seu nome na história da mecanização da agricultura que revolucionou o Grupo Colorado e também o agronegócio brasileiro.
A mecanização, que é um dos mais importantes fatores para a competitividade das empresas sucroenergéticas, ganhou muito com a criação do Centro de Formação para Operadores. A qualificação da mão de obra garante trabalho eficiente, gera ganhos. É coração de toda a operação.
O Centro foi idealizado e se concretizou pelas mãos de Renatinho, que pensou em cada detalhe e, implementou com toda competência e comprometimento que um profissional pode se dedicar a construir algo.
Por suas mãos, desde 2007 quando a Academia iniciou suas atividades, foram formados mais de 2.200 motoristas profissionais, em torno de 1.500 operadores de máquinas agrícolas, quase 300 operadores de colhedora de cana, e em torno de 200 condutores de veículos leves, além das inúmeras especializações práticas para motoristas canavieiros, motoristas de rodovinhaça, operadores de máquinas de esteira, entre vários outros implementos da mecanização da área agrícola.
O sucesso de cada profissional tem muito do talento de Renatinho em transmitir conhecimento. Ele deu alma a cada aprendizado. Renatinho sabia que, para se tornar um profissional completo, não era o bastante ter a capacidade de operar máquinas, era preciso conhecer seu funcionamento a fundo, conduzi-las em movimentos harmônicos e produtivos, discernir o significado de cada ruído. Operar com o coração.
Empatia foi a chave. Como mestre, Renatinho se colocava no lugar do aluno para entender suas dificuldades, auxiliando na superação dos obstáculos, com a generosidade típica daqueles que têm muita sabedoria.
Ele tinha uma imensa facilidade em se relacionar com as pessoas. Era um profissional motivado, de raciocínio rápido, excelente didática, tudo isso devido à muita experiência adquirida durante toda a sua vida pessoal e profissional.
Foi um agente de mudança na vida de muitas pessoas. Muitos chefes de família se consolidaram como motoristas profissionais graças à formação técnica oferecida pela Colorado, fator de valorização do currículo. Ter o certificado da Academia de Formação de Condutores Colorado é grande sinal de orgulho para os alunos que ali foram formados, além de um grande diferencial no mercado, já que as empresas ao nosso redor tem total reconhecimento deste trabalho.
Renatinho sabia que a tecnologia não conhece limites. Por isso, se manteve permanentemente atualizado. Ele sabia que seus alunos mereciam isso. Afinal, bons profissionais, não se conformam em apenas conhecer o mínimo necessário, são curiosos, ativos e Renatinho sempre esteve pronto a dar as respostas.
Sabia que, a partir do momento em que se assume a tarefa de educar, o instrutor fica em uma vitrine, portanto, seguir aquilo que se transmite é essencial.
Sob seu comando, a Colorado se tornou campo de prova para máquinas e veículos pesados. Passaram pelo seu crivo lançamentos da indústria de máquinas e caminhões. Foi participante ativo do desenvolvimento tecnológico das operações mecanizadas e do advento de veículos com muita tecnologia embarcada.
Renatinho reúne todas as propriedades que fazem a diferença. E são essas qualidades que devem ser lembradas por cada um de nós, a cada dia de trabalho. Por isso, vamos tornar eterno seu nome, que passa também a ser o nome do Centro de Treinamento do Grupo Colorado, que passa a se chamar “Centro de Treinamento Luiz Renato Zulato”.
Trata-se da primeira homenagem do gênero que o Grupo Colorado concede a um colaborador. E é esse DNA de obstinação, de inteligência viva, de sede de conhecimento, de respeito pelas pessoas e de vontade de vencer que queremos que prevaleça nas futuras gerações de profissionais formados em nossas empresas.
Há pessoas que partem e permanecem mais vivas do nunca, graças ao legado que deixam. Renatinho e a chama de seu conhecimento permanecem vivos! Muito obrigada, mestre, pela oportunidade da convivência e por tantas lições aprendidas.