ENTREVISTA: ALUISIO MUNIZ ALVES, COORDENADOR DE COMPRAS DO GRUPO COLORADO
Do carbono ao computador, o dia a dia dos compradores do Grupo Colorado é feito de diálogo, ética e muito trabalho
Há 36 anos o Coordenador de Compras Aluísio Muniz Alves iniciava sua trajetória profissional no Grupo Colorado. Ele ingressou para atuar na área de compras, que já estava estruturada para atender a todas as empresas do Grupo.
Ao longo desse tempo a área passou por muitas inovações acompanhando o desenvolvimento do Grupo e uma nova dinâmica ditada pela tecnologia de informação e pela transformação dos ambientes de trabalho. Máquina de escrever, telex, fax, computador são marcas de um processo de evolução contínua. Aluísio foi participante ativo desse caminhar.
Atualmente o setor é composto por oito compradores que são coordenados por Aluísio, e é responsável pela gestão de suprimentos de todas as Unidades do Grupo Colorado.
Para o coordenador, a principal característica de um comprador é a sua capacidade de negociação para a aquisição de bens ou serviços. “Dessa forma exercemos nosso compromisso, inovando, desenvolvendo novos negócios, sempre buscando parcerias e uma boa relação com os maiores e melhores fornecedores, sejam eles fabricantes, revendedores, distribuidores, representantes ou prestadores de serviços. Outro elemento importante é a transparência na comunicação com seu coordenador.”, enumera Aluísio.
O volume do trabalho é considerável. “Temos cadastrados em nosso sistema, aproximadamente 70 mil itens, dos quais negociamos considerando a sazonalidade durante todo ano.”, informa Aluísio. E novas experiências marcam o dia a dia do setor, com a compra de novos itens.
O diálogo é a base da relação do setor de compras com os coordenadores das diversas áreas do Grupo Colorado.
VOCÊ SE LEMBRA DA MÁQUINA DE ESCREVER?
NÓS DA COLORADO: Como foi a informatização do processo de compras do Grupo Colorado?
ALUÍSIO MUNIZ ALVES:O processo de compras se iniciava com o Almoxarifado, que emitia a requisição através da máquina de escrever datilografando todos os itens e quantidades a serem compradas, informava o último preço pago e nos enviava a requisição via malote. O Departamento de compras recebia a requisição, distribuía para cada comprador, que por sua vez, ligava para os fornecedores para fazer a cotação via telefone. Depois a cotação evoluiu, era feita por Telex e, posteriormente, por fax. Após concluída a negociação, pegávamos a aprovação por escrito da Diretoria da Empresa, e então, o pedido era emitido com máquina de escrever. Cada pedido continha 5 vias. Usávamos papel carbono para reproduzir o escrito em todas as vias. Uma via era arquivada em sequência numérica do pedido junto com todo o processo de compras, uma via era arquivada em sequência alfabética, três vias eram enviadas para o almoxarifado via malote. Tínhamos um fichário com os dados cadastrais dos fornecedores para emitirmos os pedidos. Depois esse fichário foi eliminado e os dados dos fornecedores foram introduzidos em um cadastro de fornecedores no computador, mas os pedidos ainda eram datilografados. Depois no final da década de 90 começou a ser implantado o sistema informatizado. Os dados dos produtos a serem comprados já saiam direto no pedido que era impresso agora em formulário contínuo, até chegarmos no que é hoje sem impressão, sendo que os pedidos são enviados via sistema, desenvolvido internamente, E-Procurement, que notifica automaticamente o fornecedor sobre cotações ou pedidos de compra.
BONS E MAUS FORNECEDORES
NÓS DA COLORADO: Quais os critérios para enquadrar uma empresa como uma boa fornecedora? E que tipo de ocorrência elimina uma empresa da lista de fornecedores da Usina?
ALUÍSIO MUNIZ ALVES: É considerado uma boa fornecedora a empresa que não tem restrições nos órgãos públicos e que cumpre com os prazos estabelecidos na negociação. É eliminada da lista de fornecedores aquela empresa quando não atendem os requisitos do Grupo Colorado relativo à idoneidade.
PIADA PRONTA
NÓS DA COLORADO: Conte uma história engraçada ou curiosa que tenha ocorrido ao longo desses anos
ALUÍSIO MUNIZ ALVES: Em um certo dia quando utilizávamos fax para fazer as compras, ligamos em um determinado fornecedor e pedimos para liberar o fax para transmitirmos um pedido. A pessoa que atendeu disse assim: “Olha, o Fax não está na Empresa, saiu, retorne mais tarde.
O Grupo Colorado presta homenagem ao seu time de compradores.
São profissionais éticos e com ampla visão do mercado, comprometidos com as grandes metas de redução de custos, qualidade e produtividade.
Alinhados com as oportunidades de desenvolvimento e inovação, nossos compradores são estratégicos:
Suas decisões diárias no processo de aquisição de bens e serviços estão diretamente ligadas a todas as áreas de nossas empresas.
Desejamos sucesso em seus desafios diários, sabedoria para encontrar os melhores caminhos e muita energia para esta jornada tão importante.
A soma do esforço e talento de cada profissional torna a equipe gigante.
Coordenador de Compras
Aluísio Muniz Alves
Na empresa desde 1º/08/1985
Compradores Sêniors
Wilson Verdun
Na empresa desde 14/03/1991
Alex Fabiano Ribeiro de Carvalho
Na empresa desde 08/04/1991
João Luiz Marangoni
Na empresa desde 11/09/2001
Ricardo Sircilli
Na empresa desde 03/06/2003
Gustavo Alberto Botim
Na empresa desde 26/07/2004
Gustavo André de Paula Otavio
Na empresa desde 26/02/2007
Compradores Plenos