Somente no ano de 2021, a Usina Colorado investiu mais de R$ 500 mil reais em projetos destinados a crianças e adolescentes nos municípios em que atua, apoiando, especialmente a educação infantil, uma ação mais que necessária tendo em vista a falta de acesso a creches, que penalizam toda a família. A Usina Colorado também destinou horas de seus colaboradores para que se dedicassem a ações de voluntariado, que beneficiaram crianças e adolescentes.
O reconhecimento a essas ações veio em forma de renovação do selo Empresa Amiga da Criança conferido pela fundação Abrinq e pela ONG Save The Children à Usina Colorado no mês de agosto. Este é o 24º ano consecutivo em que a Usina Colorado é reconhecida como empresa Amiga da Criança, um dos primeiros certificados de responsabilidade social do Brasil.
Critérios
O selo foi renovado depois da análise sobre o desempenho das ações sociais realizadas pela empresa no ano de 2021. Durante o processo de qualificação, a Fundação Abrinq comparou de forma criteriosa as informações reportadas no ano passado, sobre as ações realizadas e identificou que o investimento social privado da empresa na infância e adolescência manteve-se robusto, atendendo a um número expressivo de beneficiados.
O Programa Empresa Amiga da Criança foi criado em 1995 com o objetivo de engajar e reconhecer o setor empresarial para a prevenção e o combate à exploração da mão de obra infantil, bem como o estímulo à responsabilidade social corporativa com foco na infância e adolescência. A Usina Colorado é uma das primeiras organizações do Brasil a conquistar o Selo Empresa Amiga da Criança, no ano de 1998, assumiu, desde aquela época os cinco compromissos estabelecidos no programa, como o de não explorar o trabalho infantil e não empregar adolescentes em atividades noturnas, perigosas e insalubres, respeitando a Lei 8.069/90, do Estatuto da Criança e do Adolescente.
“Ficamos muito felizes em, mais uma vez, sermos reconhecidos como uma empresa Amiga da Criança. Todos nós, diretores, líderes e colaboradores da Usina Colorado renovamos nosso compromisso com a causa da infância e da adolescência. Nossa empresa não explora e nem permite o trabalho infantil em sua cadeia produtiva. Também incentivamos que adolescentes se profissionalizem e ingressem no mercado de trabalho de forma protegida, respeitando a Lei da Aprendizagem. E sobretudo, desenvolvemos ações sociais que beneficiam e transformam a vida de crianças e adolescentes.”, destaca a diretora de Responsabilidade Social do Grupo Colorado, Josimara Ribeiro de Mendonça.
A inspiração para o apoio à infância é o fundador do Grupo Colorado, Oswaldo Ribeiro de Mendonça, cuja imagem está na memória de todos e nas paredes das empresas do Grupo, para que seus ideais permaneçam vivos ao longo do tempo. Seo Oswaldo investiu na criação de estruturas de acolhimento, educação e promoção da infância em toda a área de abrangência das atividades da Usina Colorado.
São iniciativas do fundador do Grupo Colorado a criação da Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça de Ipuã entre outros equipamentos.
Além de garantir a geração de trabalho e renda para as famílias, internamente a empresa estabelece cláusulas contratuais aos quais fornecedores estão submetidos a proteção aos direitos da infância e combate ao trabalho infantil. Também promove curso para gestantes e diversas iniciativas para fortalecimento do vínculo familiar.
A Usina Colorado teve especial atuação no período da Pandemia direcionando
esforços para contribuir com hospitais, organizações de terceiro setor, asilos, igrejas e órgãos públicos para que enfrentassem a Pandemia com mais recursos, participando da rede de proteção social de crianças, adolescentes e suas famílias nos municípios para mitigar a transmissão comunitária da Covid-19, também garantir o direito à vida e à saúde da criança e do adolescente.