Skip to main content

Setembro Amarelo: 5 livros sobre saúde mental

By 27 de setembro de 2022Atualidade

Por Redação GQ

Toda boa história mergulha na mente de seus personagens (senão na de seus autores), mas os livros abaixo jogam um holofote sobre outra investigação mental: a da depressão, da ansiedade e de outros problemas de natureza psicológica, seja na ficção, nos resgates documentais ou sentida na pele.

1. Uma biografia da depressão, Christian Dunker (2021)

Uma biografia da depressão — Foto: Divulgação

Uma biografia da depressão — Foto: Divulgação

Ao invés de apenas falar sobre a depressão, o psicanalista Christian Dunker opta por traçar a história do reconhecimento da doença, indo dos clássicos melancólicos de Shakespeare e Molière a sua presença na psicopatologia do século XIX e na psicanálise do século XX. É um livro para quem busca mergulhar no assunto, mas que traz ainda assim por uma linguagem acessível.

2. A Redoma de Vidro, Sylvia Plath (1963)

A redoma de vidro — Foto: Divulgação

A redoma de vidro — Foto: Divulgação

A jovem Esther Greenwood, que sai dos subúrbios de Boston para uma vida em Nova York, é o canal pelo qual a poetisa Sylvia Plath tece uma trama inteligente – e quase autobiográfica – sobre a depressão. Doença que, em Greenwood, dialoga com as pressões sobre a mulher em uma era pré-revolução sexual e com as próprias dores do crescimento.

4. O ar que me falta, Luiz Schwarcz (2021)

O ar que me falta — Foto: Divulgação

O ar que me falta — Foto: Divulgação

Ao recuperar as memórias de sua família, que escapara dos horrores do nazismo, o autor Luiz Schwarcz constrói um detalhado relato de como a depressão e os traumas, próprios e de terceiros, podem solapar o espírito e permanecerem subterrâneas mesmo sob histórias de sucesso.

4. O Demônio do Meio-dia: uma Anatomia da Depressão, Andrew Solomon (2000)

O demônio do meio-dia — Foto: Divulgação

O demônio do meio-dia — Foto: Divulgação

Desde o lançamento de seu livro em 2000, Andrew Solomon se tornou referência no estudo da depressão. Não é de se surpreender, visto a rica exploração do assunto em O Demônio do Meio-dia: sua própria batalha contra a doença se une a relatos de vítimas da depressão e aos insights de especialistas. Esta nova edição de 2014 tem um epílogo no qual Solomon retorna à sua própria história e a de seus entrevistados.

5. Plano B: Como encarar adversidades, desenvolver resiliência e encontrar felicidade (2017)

Plano B — Foto: Divulgação

Plano B — Foto: Divulgação

Sheryl Sandberg, ex-chefe de operações do Meta, parte de sua própria experiência com o luto para ir atrás da história de outras pessoas – vítimas de doenças, desastres naturais e violência de guerra – que sofreram dores e perdas, descobrindo como encontraram forças para seguir adiante.

depCOM Grupo Colorado

Author depCOM Grupo Colorado

More posts by depCOM Grupo Colorado

Leave a Reply