Skip to main content

Catapora: Número de casos cresce 65% em São Paulo; veja quais são os sintomas

By 14 de dezembro de 2022Atualidade

Ao todo, foram 213 casos de infecção pelo vírus varicela-zóster, que causa a doença, neste ano. Especialista aponta baixa cobertura vacinal como o principal motivo para o aumento

O número de casos de catapora, nome popular para varicela, aumentou em 65% na cidade de São Paulo em 2022, comparado com dados de 2021. Ao todo, foram 213 quadros confirmados de infecção pelo vírus varicela-zóster, que causa a doença, e 56 surtos (quando há aumento repentino de casos) até outubro deste ano. Em 2021, São Paulo teve 129 casos de catapora. Os dados são de um levantamento da Prefeitura de São Paulo.

Marcio Nehab, infectologista pediátrico do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), aponta a baixa cobertura vacinal contra varicela como o principal motivo para o aumento da doença. Hoje, a vacina tetraviral, que protege contra a doença, está com cobertura inferior a 50% da população-alvo nacional, de acordo com análise do Observa Infância (Fiocruz/Unifase).

Por isso, neste momento, o médico avalia que “é essencial que as pessoas atualizem a carteirinha de vacinação dos seus filhos o quanto antes e afastem as crianças das escolas caso elas apresentem sintomas de catapora”.

No Brasil, os mais atingidos pela doença são crianças e pessoas não vacinadas. Isso porque, ao pegar a doença uma vez – o que geralmente acontece na infância, já que o vírus é altamente contagioso e circula com facilidade em creches e escolas -, a pessoa se torna imune a ela.

“Existe a chance de pegar catapora duas vezes, mas, principalmente para pessoas vacinadas, a chance é muito pequena e a pessoa provavelmente terá poucas lesões”, explica o infectologista.

depCOM Grupo Colorado

Author depCOM Grupo Colorado

More posts by depCOM Grupo Colorado

Leave a Reply