E a 27 de Novembro é o Dia do(a) Engenheiro(a) de Segurança
O trabalho seguro é um dos pilares das empresas do Grupo Colorado. Investimos recursos em equipamentos, treinamentos, adequações de ambientes para um dia a dia muito produtivo e seguro. É fundamental que cada colaborador esteja sensibilizado para a cultura da segurança e que pratique atitudes seguras também nos momentos junto à sua família, amigos…
A 27 de novembro, comemoramos o Dia do Engenheiro de Segurança. Para homenagear nossos Engenheiros de Segurança do Trabalho, Valeria Lellis Jorge, Wagner Ferro e André Barcelos Fernandes, fomos ouvir esses profissionais que são lideranças de suas equipes!
- Valéria Jorge
- André Barcelos
- Wagner Ferro
- Parte da equipe de Segurança da Usina Colorado
- Parte da equipe de Segurança da Central Energética Morrinhos
Você sabia?
O Departamento de Segurança do Trabalho do Grupo Colorado conta com três engenheiros, quatorze técnicos de segurança, 2 colaboradores de serviços gerais e 1 motorista.
A Segurança tem papel fundamental na missão do Grupo Colorado, pois para garantir a produtividade, eficiência e a qualidade de produtos e serviços é necessário garantir um ambiente seguro, preservando a integridade física do colaborador. Esse é o objetivo do Departamento de Segurança do Trabalho.
As principais atribuições do Departamento de Segurança do Trabalho:
1. Análise das condições de segurança nos locais de trabalho, instalações e equipamentos;
2. Planejamento, desenvolvimento e implantação de medidas relacionadas a controle de riscos;
3. Vistoria, análise e emissão de parecer e laudos técnicos, bem como elaboração de procedimentos de segurança para cada atividade, levando em consideração riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes;
4. Especificação, controle e fiscalização de sistemas e equipamentos de proteção coletiva e individual;
5. Análise de acidentes e falhas, investigando causas e propondo medidas preventivas e corretivas;
6. Realização de treinamentos voltados à segurança do trabalho;
7. Orientação e fiscalização de prestadores de serviços no âmbito da segurança;
8. Preparação e acompanhamento de perícias trabalhistas e previdenciárias;
9. Acompanhamento de visitas dos órgãos fiscalizadores e levantamento da documentação exigida, emissão de perfil e laudo para fins previdenciários do colaborador;
10. Desenvolvimento e homologação de novos Equipamentos de Proteção Individual;
11. Gestão de orçamento.
ENTREVISTA: Valéria Lellis Jorge, supervisora de segurança do trabalho do Grupo Colorado
“O meu maior desafio profissional foi assumir a área de Segurança do Trabalho do Grupo Colorado”
A Engenheira de Segurança, Valéria Lellis Jorge é supervisora de segurança do trabalho do Grupo Colorado. Ela atua no Grupo há 31 anos e é a responsável pela implantação da cultura de segurança em nossas empresas.
Nascida em Ribeirão Preto, Valéria formou-se em Engenharia de Alimentos em 1988 pela Unifeb e em 1999 fez pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.
Antes de trabalhar como Engenheira de Segurança, Valéria atuou em outras áreas da Usina Colorado. Fui encarregada do Laboratório de Sacarose por 7 anos, depois pelo Laboratório de Entomologia por mais 3 anos.
“Optei por atuar no setor de segurança por influência de uma pessoa que veio ministrar um treinamento sobre liderança há 21 anos, ela me alertou sobre as possibilidades, campos de atuação que seriam viáveis no futuro.”, afirma.
Valéria conta que o seu departamento é totalmente interdependente, pois atua junto a todas as áreas da empresa e tem a missão de obter o comprometimento de todos na gestão da segurança para garantir uma atuação eficiente.
“O diálogo com as áreas não é um trabalho fácil, pois no Brasil atendemos a muitas Normas Regulamentadoras – as NRs, e isto exige um trabalho de conscientização e educação contínua para minimizar as resistências às regras, neste sentido é sempre melhor prevenir do que remediar.
“Mostramos que a atuação e orientação do setor de Segurança é importantíssima, pois zela pela qualidade de vida e mantém um ambiente de trabalho seguro, o que influencia diretamente na produtividade e até na redução dos custos. As ações preventivas minimizam gastos maiores que poderiam ocorrer com indenizações, multas de órgãos fiscalizadores, danos ao patrimônio, afastamentos constantes de colaboradores, entre outros, além de influenciar positivamente na credibilidade e reputação da empresa perante a sociedade.”, afirma Valéria.
Nós da Colorado: Depois de uma ocorrência, como é a reflexão para superação do problema e para evitar que outros acidentes aconteçam?
Valéria Lellis Jorge: Depois de qualquer ocorrência há uma minuciosa investigação para identificação do agente causador, após a análise, caso seja ato inseguro é realizado uma nova orientação ao colaborador e a equipe na qual ele está inserido baseado no procedimento de segurança para realização da atividade. Em caso de condição insegura é realizada uma recomendação de segurança para que se corrija o problema e elimine o risco.
Nós da Colorado: Como é o processo para motivar o colaborador para o trabalho seguro?
Valéria Lellis Jorge: É um trabalho diário, com muita orientação e paciência. Trabalho com um passo a passo detalhado e usando algumas ferramentas como: DDS – Diálogos Diários de Segurança, integração de segurança, instrução de trabalho e anualmente realizamos a Sipat – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.
Nós da Colorado: Acredita que o colaborador que tem uma postura de segurança na empresa também leva essa postura para o seu dia a dia, em casa?
Valéria Lellis Jorge: Acredito que de alguma forma sim, pois uma vez adquirido um comportamento, este se torna um hábito e o hábito adquirido, um modo de vida.
Nós da Colorado: Quais são os maiores desafios para uma gestão de segurança na empresa?
Valéria Lellis Jorge: A capacitação dos gestores para a conscientização e gestão da sua equipe, pois os gestores são agentes importantes para a disseminação do trabalho seguro. E como sabemos, comportamentos são moldados principalmente pelo conhecimento, pela aplicação e pelos exemplos, então, para que todos tenham uma visão da importância do trabalho seguro, é imprescindível a atuação responsável de cada um.
Nós da Colorado: A Pandemia de Coronavírus trouxe novos componentes para a área da segurança?
Valéria Lellis Jorge: Com a pandemia, tivemos que nos adaptar. Além, da atuação responsável, seguindo todas as recomendações de prevenção, conseguimos manter o bom andamento de nossas atividades e atuamos juntamente com o departamento de Medicina do Trabalho no monitoramento e controle de casos dentro da empresa.
Nós da Colorado: E, profissionalmente, qual foi o seu maior desafio em toda a sua vida de trabalho?
Valéria Lellis Jorge: O meu maior desafio foi assumir o departamento de segurança da empresa, lá em 1999. Um mundo machista, era o panorama da situação das mulheres no mercado de trabalho e, em uma agroindústria, empresa em que o quadro é a maioria absoluta de homens, onde deveria supervisionar uma equipe totalmente masculina à época em um departamento que exige uma postura mais rígida e firme. Isto foi realmente desafiador: enfrentei muita resistência e muitos obstáculos, mas valeu a pena. Consegui conquistar o respeito e a confiança das pessoas. Hoje, ainda não chegamos no ideal, mas houve uma grande evolução. Tenho orgulho de ter sobrevivido e conquistado meu espaço.
Nós da Colorado: Como se atualiza?
Valéria Lellis Jorge: Estou sempre atenta as mudanças e atualizações das NRs que regem o nosso trabalho, participo de grupos de estudos e leio bastante.
Nós da Colorado: Qual é o seu maior sonho?
Valéria Lellis Jorge: Meu maior sonho é poder me aposentar sem ter que abrir mão das regalias que o que eu ganho com o meu trabalho me proporciona.
Nós da Colorado: Ao que se dedica nos momentos de lazer?
Valéria Lellis Jorge: Gosto muito de estar junto da família, dos amigos, viajar…
Nós de Casa: Se pudesse dar um conselho para as pessoas, o que diria?
Valéria Lellis Jorge: Valorize as pessoas que te valorizam. Tente não se deixar abalar por pessoas ou situações negativas que não te acrescenta aprendizado. E seja grato sempre, gratidão é uma virtude que está muito escassa no mundo.
ENTREVISTA: André Barcelos Fernandes, Engenheiro de Segurança da Central Energética Morrinhos
“Quem faz a nossa segurança somos nós mesmos.”
Nascido no município goiano de Goiatuba, André é Engenheiro de Segurança da Central Energética Morrinhos, desde fevereiro de 2011. Ele conta que a opção pela Engenharia de Segurança surgiu a partir do perfil prevencionista que sempre teve.
“O Departamento de saúde e segurança do trabalho é um setor de trabalho sempre em busca de resultados. Visa a proteção à vida dos colaboradores e terceiros, prevenindo acidentes, riscos e doenças relacionada ao trabalho.”, salienta.
Como Valeria, André salienta que a Segurança atua alinhada com as demais áreas da empresa e que, para isso, são realizadas reuniões frequentes.
A área vem avançando dia a dia para tornar o ambiente de trabalho ainda mais seguro e exemplifica entre esses avanços na CEM, o projeto de combate incêndio conscientizando todos os colaboradores da planta quanto a evacuação da área com segurança, treinamentos de capacitações e recapacitação para os demais colaboradores em exposição a risco grave e iminente. Acompanhe a entrevista.
“A Pandemia de Coronavírus trouxe novos desafios para Departamento de Segurança e os demais setores.”, afirma o Engenheiro de Segurança
Nós da Colorado: Depois de uma ocorrência, como é a reflexão para superação do problema e para evitar que outros acidentes aconteçam?
André Barcelos Fernandes: Realizamos a mitigação para levantar os fatos ocorridos, reparar o erro para que outras pessoas não venham a sofrer intercorrência no mesmo sentido.
Nós da Colorado: Como é o processo para motivar o colaborador para o trabalho seguro?
André Barcelos Fernandes: Nós adotamos treinamentos de conscientização e uma boa conversa.
Nós da Colorado: Acredita que o colaborador que tem uma postura de segurança na empresa também leva essa postura para o seu dia a dia, em casa?
André Barcelos Fernandes: Positivo
Nós da Colorado: Quais são os maiores desafios para uma gestão de segurança na empresa?
André Barcelos Fernandes: Conscientizar os colaboradores que a segurança está em primeiro lugar.
Nós da Colorado: A Pandemia de Coronavírus trouxe novos componentes para a área da segurança?
André Barcelos Fernandes: Sim, a questão comportamental do Coronavírus trouxe novos desafios para Departamento de Segurança e os demais setores.
Nós da Colorado: E, profissionalmente, qual foi o seu maior desafio em toda a sua vida de trabalho?
André Barcelos Fernandes: Encarar obstáculos de forma positiva e construtiva.
Nós da Colorado: Como se atualiza?
André Barcelos Fernandes: Palestras virtuais e literatura atual.
Nós da Colorado: Qual é o seu maior sonho?
André Barcelos Fernandes: Ter vida para ver o mundo com mais igualdade.
Nós da Colorado: Ao que se dedica nos momentos de lazer?
André Barcelos Fernandes: Ao lado da família.
Nós da Colorado: Se pudesse dar um conselho para as pessoas, o que diria?
André Barcelos Fernandes: Quem faz a nossa segurança somos nós mesmos.
ENTREVISTA: Wagner Roberto Ferro, engenheiro de segurança do trabalho do Grupo Colorado
“A Engenharia de Segurança traz a oportunidade de mudar as condições, melhorando os ambientes de trabalho nas empresas”
O Engenheiro de Segurança, Wagner Ferro, sonha com o dia em que a Segurança do Trabalho se torne prioridade da maioria das empresas brasileiras. Nascido em Guariba, Wagner ingressou no Grupo Colorado inicialmente como prestador de serviços, no ano de 1998. Dez anos depois foi admitido como colaborador da empresa.
Engenheiro, Wagner é pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho em 1981, pela Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo), através da Faculdade de Engenharia de Araraquara. “Mas toda minha experiência prática nesta área, ocorreu em 1988 no Centro Tecnológico da Copersucar, em Piracicaba, hoje denominado CTC – Centro de Tecnologia Canavieira. Foi lá que realmente comecei a trabalhar como Engenheiro de Segurança do Trabalho.”, conta.
Nós da Colorado: Por que optou por atuar no setor de segurança?
Wagner Roberto Ferro: No início foi para ganhar experiência numa nova profissão e depois, por paixão pela experiência adquirida, uma vez que descobri que teria a oportunidade de mudar as condições de trabalho de muitas empresas, melhorando os ambientes de trabalho das mesmas, dando melhores condições de trabalho para muitas Pessoas.
Nós da Colorado: Acredita que o colaborador que tem uma postura de segurança na empresa também leva essa postura para o seu dia a dia, em casa?
Wagner Roberto Ferro: Atualmente sim, mas foi uma longa jornada para chegarmos a esta posição. Na década de 1990 e no início da década de 2000, quando do início de minha jornada nesta área de trabalho, a frase segurança no trabalho era muito mal interpretada e muitos trabalhadores não queriam e ou não souberam assimilar o seu real valor. Acho que com a persistência de muitos Engenheiros de Segurança e com a mudança dos padrões da vida profissional das Pessoas, isto se alterou para melhor e para o que vivemos atualmente.
Nós da Colorado: E, profissionalmente, qual foi o seu maior desafio em sua vida de trabalho?
Wagner Roberto Ferro: Foi o de persistir e quebrar paradigmas em várias Empresas em que atuei, pois vivi a fase da “Segurança do Trabalho” de pouca aceitação para o que é hoje. Acho que a minha persistência em várias empresas foi o meu maior desafio para vencer estas batalhas.
Nós da Colorado: Como se atualiza?
Wagner Roberto Ferro: A área de Segurança do Trabalho passa, anualmente, por muitas mudanças. A minha principal forma de atualização nesse assunto, é a leitura constante de tudo que diga respeito a Segurança do Trabalho e, sempre que possível, através da realização de cursos de aperfeiçoamento e participação em palestras e feiras que ocorrem periodicamente.
Nós da Colorado: Ao que se dedica nos momentos de lazer?
Wagner Roberto Ferro: Estar com a minha família, vivendo e realizando o máximo de eventos sociais e de lazer com eles. Também adoro viajar e, se possível, para conhecer novos lugares.
Qual é o seu maior sonho?
Com relação a minha vida pessoal, este já se realizou graças a Deus, que foi de dar uma Formação Profissional para os meus filhos.
Nós da Colorado: Se pudesse dar um conselho para as pessoas, o que diria?
Wagner Roberto Ferro: Que as pessoas mantenham a sua índole baseadas nas Leis Divinas, e não somente nas Leis dos Homens e que façam aos outros tudo aquilo que você gostaria que fizessem para você.