Em sua missão de promover o acesso pleno ao desenvolvimento da cidadania, a Usina Colorado recebeu no dia 10 de julho, a visita de um grupo de doze alunos, entre 12 e 14 anos de idade , do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Sociedade Guairense de Beneficência – Sogube.
Eles foram recebidos pela super-visora de Comunicação e Responsabilidade Social do Grupo Colorado, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho, que realizou a acolhida e transmitiu informações sobre o Grupo Colorado e também as orientações gerais para a visita. A atenção e o carinho desta recepção acolhedora encantou os adolescentes.
Para garantir a segurança e integridade dos jovens visitantes, toda a visita foi acompanhada pelo técnico de Segurança do Trabalho, Luciano Aparecido Rodrigues . Apenas alguns espaços liberados pelo setor de segurança puderam ser visitados.
Os alunos foram levados para um passeio por toda Usina, Eles puderam conhecer o processo industrial da fabricação de etanol e açúcar. Encantaram-se com processo de fabricação do açúcar e com o maquinário utilizado pela empresa.
“Pensando no que isso agregou na vida dos assistidos, vemos que suas perspectivas mudaram, a grandeza das máquinas e a capacidade do ser humano em fabricar e manusear todo um processo fabril, fez com que houvesse uma revolução interna, de grandes proporções, impactando suas identidades, crenças e valores.” afirmou o assistente social do Instituto ORM Renan Quirino.
Saiba mais sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos comple-menta o trabalho social com famílias ofertado pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF), e, pelo, Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI) da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Todas as ações do SCFV são planejadas com a finalidade de fortalecer os vínculos familiares e comunitários por meio de intervenções sociais, criando situações desafiadoras e estimulantes, orientando os usuários na reconstrução de suas histórias.
Por isso, realiza atendimentos em grupo, organizados por idades, ofertando atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas.
Entre as iniciativas, os alunos frequentam o Centro Cultural Colorado Guaíra, onde são desenvolvidas atividades pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, em sua missão de promover o acesso pleno ao desenvolvimento da cidadania, Tem o objetivo de prevenir ou mesmo proteger os alunos dos riscos e violações de direitos por meio do fortalecimento de seus vínculos familiares e comunitários.
O SCFV é pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento e potencialidade dos usuários, com vista ao alcance de alternativas de emancipação para que possam enfrentar sua vulnerabilidade social.


