Skip to main content

Crianças da Sogube realizam visita no Viveiro de Mudas da Fazenda São Sebastião do Grupo Colorado

As visitas fazem parte do Programa Educando para o Futuro, que o Grupo Colorado desenvolve há mais de 20 anos, com o objetivo de aproximar a comunidade do agronegócio, fortalecendo o diálogo entre com a sociedade.

O Educando para o Futuro também contribui para que os estudantes vivenciem,  na prática, os conteúdos que aprendem na escola. Recentemente, por indicação da Diretora de Responsabilidade Social do Grupo Colorado, Josimara Ribeiro de Mendonça, a Usina filiou-se à Associação De Olho no Material  Escolar, que ressalta a importância da educação para o conhecimento e valorização do agronegócio e de sua importância para o desenvolvimento econômico do Brasil.

No dia 24 de agosto, a Fazenda São Sebastião, do Grupo Colorado, recebeu visitas de duas turmas compostas por 16 e 19 alunos do primeiro ao terceiro ano do Grupo Coletivo Amarelo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV/DADIS  , que aconteceram nos períodos da manhã e da tarde. No período da manhã as crianças foram recebidas pela equipe da Colorado composta por Inês Guedes Carvalho e por Edmilson Toledo Mendonça; no período da tarde foram recebidas por Elaine Sekimura e Edmilson Toledo Mendonça. Os escolares conheceram o viveiro de mudas, o sementário e plantaram árvores, uma experiência considerada inesquecível por todos.

Eles estiveram acompanhados pela educadora Hemily Cristina de Almeida dos Santos, pela Técnica Elaine Cristina dos Santos Rosa e pela profissional de apoio Roseli Maria Ferreira  Ferraz. Para a educadora, ponto alto da visita foi a oportunidade de seus alunos ampliarem o universo de informações sobre o meio ambiente no território de Guaíra e região, e, sobretudo as ações da Usina  para preservação do solo, cuidados contra poluição, prevenção às queimadas. “A Sogube realiza um trabalho com as crianças de 6 a 8 anos   sobre meio ambiente e a visita monitorada permitiu que eles compreendessem sobre a ocorrência de queimadas e todo processo preventivo que a Usina utiliza para que essas situações não ocorram.”, disse.

“Essas visitas demonstraram a importância e a atualidade do propósito de nosso Programa Educando para o Futuro. Acreditamos na educação como a tarefa mais importante da sociedade, para construir o diálogo e formar cidadãos e profissionais para um novo mercado. Queremos contribuir para que os jovens das comunidades do entorno de nossas empresas tenham uma visão de mundo ampla e estejam capacitados para novos desafios.”, destacou Maria Inês.

PAME

As visitas também foram a oportunidade para que os alunos fossem informados sobre a importância do envolvimento da comunidade para evitar incêndios no campo e na cidade.  O fogo acidental ou criminoso coloca em risco a qualidade do ar, a saúde das pessoas, os animais e lavouras e até mesmo o patrimônio das pessoas.

“Nós apresentamos aos escolares as ações de combate ao incêndio criminoso na lavoura, desenvolvidas pela Usina Colorado, que integra o Plano de Auxílio Mútuo em Emergência – PAME juntamente com outras usinas da região, sindicatos patronais e forças policiais. O PAME monitora todo o raio de atuação, faz a ronda permanente de veículos para fiscalizar e manter programa de conscientização, entre outras estratégias durante todo o ano para evitar o início e propagação de incêndios,  de origem acidental e ou criminosa. Também distribuímos folhetos de orientação para que os visitantes pudessem compartilhar essas informações com seus familiares”, informou a supervisora de Comunicação e Responsabilidade Social do Grupo Colorado.

depCOM Grupo Colorado

Author depCOM Grupo Colorado

More posts by depCOM Grupo Colorado

Leave a Reply