Skip to main content

ELA NÃO PARA NUNCA: Nutricionista da Usina Colorado conclui Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia

“Para ter sucesso na carreira, um profissional precisa dominar a sua área de atuação e para isso é fundamental não parar de aprender e evoluir, pois, as inovações estão cada vez mais rápidas e são aplicadas em todas as funções, constantemente.” A opinião é da nutricionista da Usina Colorado, Vera Lúcia Pasquim, que está há 31 anos na empresa e continua a investir na sua formação. Vera acaba de concluir o Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia: “Aprendi que Nutrição e Gastronomia precisam andar juntas, com o objetivo de trazer saúde e prazer na alimentação. Enquanto  na Nutrição focamos mais na composição dos alimentos e no seu valor nutricional, na Gastronomia estudamos técnicas de preparo de alimentos, bem como as relações de sabor, mas o foco é no paladar e no desenvolvimento de receitas que harmonizem o aroma, o sabor e o aspecto visual.”

E quem vai ganhar com esta formação são os colaboradores do Grupo Colorado. Vera assina  uma média de 77 mil refeições servidas mensalmente no almoço e no jantar no refeitório da Usina, além de 22 mil lanches: “estou fazendo a fusão dos conhecimentos adquiridos nos nossos cardápios para trazer mais preparações saborosas e nutritivas.”

Vera Lúcia Pasquim completa 31 anos no refeitório da Usina Colorado. Atualmente, lidera uma equipe formada por  39 profissionais, entre os quais seis cozinheiras, um cozinheiro, 26 auxiliares de cozinha, três açougueiros, duas técnicas em nutrição e uma analista de controle de estoque).

A profissional é

Técnica em nutrição pelo Centro Paula Sousa

Nutricionista pela Unip

Tecnóloga em Gastronomia pela Unifran

E pós-graduada pela UniRedentor em Nutrição Clínica, Ortomolecular, Biofuncional e Fitoterapia

 

Nós da Colorado: Para uma profissional de larga experiência como você, quais foram os destaques em termos da grade oferecida pelo Curso de Gastronomia?

Vera Lúcia Pasquim: Observei que o profissional de Gastronomia adquire conhecimentos que vão muito além das habilidades técnicas para preparar os alimentos. Na grade, foram ofertadas disciplinas importantes, como a base da Nutrição e Segurança dos Alimentos, Gestão e Controle, Legislação aplicada, Liderança e boa comunicação para trabalhar em equipe.

Nós da Colorado: Em relação à sua vivência profissional, houve algo que levou para docentes e outros alunos, contribuindo para o enriquecimento das aulas?

Vera Lúcia Pasquim: Como eu já trabalhava no restaurante da Usina Colorado, quando entrei na faculdade de Nutrição, em muitas aulas, tanto teóricas com práticas, pude contribuir com a minha experiência em muitas disciplinas e contribui ainda mais no curso de gastronomia, pois já tinha mais conhecimento e alguns professores me perguntava se eu podia comentar sobre uma aula que estava sendo ministrada. Recebi o certificado de melhor aluna da Faculdade na disciplina de Unidade de alimentação e nutrição. Fui convidada pela coordenadora da Faculdade de Nutrição para ser supervisora da clínica de nutrição e pela diretora do Banco de leite de Ribeirão Preto para fazer um trabalho científico junto a outros profissionais, mas que precisei recusar devido à distância e à  carga horária.

Nós da Colorado: Como foi sua rotina durante as aulas? Como encontrou tempo para se dedicar aos estudos? Foi preciso disciplina para isso?

Vera Lúcia Pasquim: Na Faculdade de Nutrição, presencial em Ribeirão Preto, frequentava as aulas de manhã e trabalhava na Usina nos períodos da tarde e da noite. Complementava meus estudos a noite e nos finais de semana em casa. O curso de Gastronomia foi semipresencial e com aulas ao vivo duas vezes por semana, no período da noite e aos finais de semana. Tinha que gravar vídeos de confecção de pratos para apresentação. Precisei ter disciplina e me dedicar muito.

“Todas as pessoas deveriam se interessar pela nutrição”

O exemplo vem de casa: a nutricionista Vera Lúcia Pasquim já está ensinando preceitos da boa alimentação para seus netos.

“Falar sobre a importância da alimentação é o que eu mais gosto de fazer e em casa não é diferente, procuro falar do valor nutricional dos alimentos, conhecer o que se come, saber fazer as melhores escolhas e qual é a sua função no organismo. O meu neto Davi se interessa no valor nutricional dos alimentos, e a Luiza que tem 4 anos, demostra mais interesse pela culinária, pois sempre que pode, quer ajudar. Ela fala que está comendo um determinado alimento porque é mais saudável e até já aprendeu as vitaminas presentes em alguns alimentos. Nas disciplinas das escolas que envolvem alimentação, tanto do Davi quanto da Luiza, faço questão de participar e, se for em grupo, quero estar junto para orientá-los, pois sei que será repassado para outros amigos.”, conta Vera.

A alimentação possui papel fundamental na vida das pessoas. Além de ser uma necessidade básica, ela influência todo o organismo e, consequentemente, a saúde de cada um de nós. Vera ressalta que, pessoas que possuem informações sobre nutrição, conseguem economizar na cozinha e investir na saúde a partir da alimentação.

“Muitas vezes, por falta de conhecimento, não aproveitamos os alimentos integralmente e partes dos alimentos que são descartados e que teve um custo, poderiam estar sendo acrescentados na própria receita ou sendo utilizados no preparo de outras receitas e o mais importante, tem valor nutricional que faz bem para a saúde. Um exemplo, são as cascas, talos e folhas de alimentos in natura de origem vegetal, que são boas fontes de fibras, rica em nutrientes, geralmente têm menos calorias e contribui para a saúde e a prevenção de doenças. Sempre que possível, preparo no restaurante da Usina Colorado.”

Refeitório da Usina Colorado é certificado em Desperdício Zero

A mesma filosofia de evitar o desperdício que vale para a cozinha da nossa casa, também vale para o refeitório da Usina Colorado que recebeu, em 2022, o selo Gass Solutions Desperdício Zero.

 

depCOM Grupo Colorado

Author depCOM Grupo Colorado

More posts by depCOM Grupo Colorado

Leave a Reply