O Projeto Cantar está de volta a Ituverava. A iniciativa desenvolvida pela Cia. Minaz de Ribeirão Preto, com o patrocínio do Grupo Colorado, por meio de Lei de Incentivo à Cultura – Pronac, oferece a oportunidade de iniciação de canto para crianças de 7 a 15 anos. O objetivo do Projeto é a criação e desenvolvimento de corais infantis em escolas ou instituições, levando crianças a ingressarem no universo do canto, por meio de uma verdadeira alfabetização musical. Para inscrever-se, os alunos deverão estar matriculados na rede oficial de ensino.
As inscrições são gratuitas e não há limite de vagas. Para se inscrever, os interessados devem procurar a sede do Projeto Cantar em Ituverava, localizada no Centro Espírita Vicente de Paulo (“Dona Angélica”), à Rua Alberto Morgan de Aguiar Junior, 11 – Jardim das Acácias, das 18h às 19h, e falar com a Carla.
As aulas foram iniciadas no dia 1º de agosto, e serão administradas quinzenalmente. Os alunos serão divididos em duas turmas, em horários alternados: das 16h às 17h30 e das 18h às 19h30.
O ensaio/aula deverá ter duração de até 1 hora e 30 minutos, dependendo das características do grupo. Também serão promovidas reuniões semanais da equipe para planejamento, avaliação e direcionamento do trabalho.
“O Grupo Colorado apoia este projeto voltado ao desenvolvimento da infância e juventude por que acredita que o Coral favorece habilidades como trabalho em equipe, criação de liderança e socialização com os participantes e sociedade, além disso ajuda na autoconfiança, comunicação e perda de inibições, tudo isso de uma maneira descontraída e divertida, permitindo que a criança desenvolva o seu potencial.”, destaca a supervisora de Comunicação e Responsabilidade Social do Grupo Colorado, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.
Segundo a Cia. Minaz, “através do canto, as crianças poderão desenvolver o raciocínio e reflexos, percepção e atenção, além da colaboração entre os colegas no conjunto vocal. O desenvolvimento da voz proporcionará, além do aprendizado musical, a transformação na comunicação verbal e a exteriorização de emoções e sentimentos. A música é matéria que, além de cumprir importante função sociocultural, pode ser utilizada como um grande recurso didático e transformar a socialização de crianças em algo prazeroso e divertido.
O projeto conta com a produção artística da Cia. Minaz, terá a coordenação pedagógica de Rafael Stein Pereira e será conduzido pela equipe formada pelo
maestro Marcos Pinafo, pelo pianista Jefferson Bortolucci e pelas professoras Vitória Coimbra e Gabriela Momesso.
SERVIÇO
Projeto Cantar Ituverava
Inscrições abertas no Centro Espírita Vicente de Paulo (Dona Angélica), à Rua Alberto Morgan de Aguiar Junior, 11 – Jardim das Acácias, das 18h às 19h, com Carla.