A importância do agronegócio para o desenvolvimento da região e do país, as ações de respeito ao meio ambiente e à comunidade e a defesa do campo e da cidade contra os incêndios criminosos ou acidentais. Todos esses assuntos foram abordados durante a visita de 27 alunos do Centro Educacional Ana Lelis Santana, de Guaíra, à Usina Colorado, na manhã do dia 9 de novembro.
Alunos e professor visitaram a empresa como parte do Programa Educando para o Futuro, que a Usina Colorado realiza há mais de 20 anos com o objetivo de apresentar para os escolares, na prática, os conteúdos da escola, especialmente sobre o setor sucroenergético que é a principal atividade econômica de Guaíra.
“Foi um encontro da maior importância. Os alunos tiveram contato com a importância estratégica do Brasil e do nosso agro para o mundo, tanto sob o ponto de vista da produção de alimentos e energia, quanto da questão ambiental. Desfizemos mitos erroneamente propagados pela imprensa e demonstramos o protagonismo do setor sucroenergético, gerando postos de trabalho, desenvolvimento, tributos, de mãos dadas com a comunidade”, enfatizou a supervisora de Comunicação e Responsabilidade Social do Grupo Colorado, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho, que recebeu os visitantes, acompanhados do professor da disciplina de Física da Ceals, Adriano da Silva Pereira.
Os visitantes tiveram a oportunidade de acompanhar de perto os processos de produção do açúcar e etanol e da produção de energia por meio do bagaço da cana.
Receberam exemplares do Relatório de Sustentabilidade do Grupo Colorado, além de materiais sobre as ações o Plano de Auxílio Mútuo em Emergência – PAME no combate ao incêndio criminoso na lavoura, desenvolvidas pela Usina Colorado, que integra o PAME, juntamente com outras usinas da região, sindicatos patronais e forças policiais. O PAME monitora todo o raio de atuação, faz a ronda permanente de veículos para fiscalizar e manter programa de conscientização, entre outras estratégias durante todo o ano para evitar o início e propagação de incêndios, de origem acidental e ou criminosa.
Os alunos receberam toda a atenção da empresa que preparou palestras sobre operações agrícolas, proferida pelo assistente técnico de Motomecanização, o engenheiro agrônomo Gustavo Buck e sobre os processos industriais, com engenheira de alimentos, assistente técnica de Processo da Usina Colorado, Letícia Queli .
Os escolares lancharam, visitaram o parque industrial e encerraram a visita conhecendo a Biblioteca Engenho do Conhecimento, implantada na usina Colorado para oferecer empréstimos gratuitos de livros aos colaboradores e seus familiares.
“Nada substitui esse contato direto da empresa com a comunidade. O que os estudantes vivenciaram nesta visita, levarão para toda a sua vida. Falamos sobre a importância de dedicarem-se aos estudos para ingressarem em boas universidades e poder acessarem os empregos oferecidos pelo setor sucroenergético. Eles se enxergaram como parte desse importante ciclo e ficamos felizes por isso. Esperamos que, ao regressarem para sua casa, possam compartilhar as informações recebidas com suas famílias”, encerrou a supervisora.