Cerca de 80 colaboradores do Grupo Colorado deixaram temporariamente seus postos de trabalho nos escritórios de Orlândia e viajaram até Guaíra para uma visita guiada à Usina Colorado, dando início ao Programa de Visitas, realizado entre os dias 22 e 29 de julho
Foi uma oportunidade única de conhecerem as instalações da empresa, de entender os processos produtivos e interagirem com diversas áreas da Usina. Profissionais de diferentes funções e idades e de setores diversos como Departamento Jurídico, Compras, Controladoria, Finanças, Secretariado, Tecnologia da Informação, Telefonia, Copa e Limpeza participaram do Programa que alterou profundamente suas percepções sobre o Grupo Colorado.
O objetivo foi o de oferecer aos colaboradores a oportunidade para conhecerem todo o processo de produção da Usina Colorado, desde o plantio da cana até sua transformação em produtos finais, como o açúcar, o etanol e a energia.
Para cada um, o dia da visita foi intenso e marcado por grandes novidades e muita informação nova! A jornada foi iniciada com a chegada das equipes à Usina Colorado e a recepção no escritório central. Os colaboradores participaram da explanação realizada pela supervisora de Comunicação e Responsabilidade Social, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho, que organizou a visita.
Maria Inês contextualizou os participantes da visita sobre a importância do setor sucroenergético, o posicionamento da empresa junto às empresas do setor e sua contribuição para as dimensões social, ambiental e econômica da vida da região, do Estado e do País.
Através da apresentação preparada pelo engenheiro agrônomo Gustavo Buck, assistente técnico da Usina Colorado, os visitantes puderam conhecer em detalhes o processo de plantio e colheita de cana e os tratos culturais que asseguram a qualidade da matéria-prima e a alta produtividade registrada a campo. Ainda, foram sensibilizados para a importância da prevenção e combate aos incêndios acidentais e criminosos, tanto na cidade como no campo, que é a missão do Programa de Auxílio Mútuo em Emergências – PAME.
Receberam informações sobre o Viveiro de Mudas que é responsável por fornecer os exemplares utilizados nas ações de reflorestamento e enriquecimento da vegetação e sobre o respeito da empresa pelas Áreas de Preservação Permanente.
Guiados pelo Técnico de Segurança do Trabalho Reginaldo da Silva Domiciano, visitaram no parque Industrial as moendas e o armazém de açúcar. Antes de seguirem para o almoço no refeitório da empresa, puderam conhecer um dos orgulhos da Usina Colorado: a Biblioteca Engenho do Conhecimento, uma das pioneiras no Brasil, a serem instaladas em ambiente de trabalho e que há 18 anos mantém sistema de empréstimo de livros para colaboradores e suas famílias.
Mesmo atuando distantes da área de produção, concentrada na Usina Colorado, os colaboradores de Orlândia puderam perceber o quanto sua contribuição é fundamental para o sucesso da empresa.
“Conhecer outros setores não só amplia a compreensão sobre o funcionamento da empresa como também proporciona a quem trabalha uma visão mais abrangente de muitos processos. A visita contribuiu para que todos se sintam pertencentes, para que se engajem ainda com maior entusiasmo, aumentando a conexão entre os ambientes de trabalho, expressando suas ideias e contribuindo com inovação e criatividade.”, destaca a supervisora de Comunicação e Responsabilidade Social, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.
Foi possível observar no semblante de cada um o encantamento proporcionado pela visita e o orgulho em fazer parte de uma empresa com o porte, a organização e a solidez da Usina Colorado. Para a grande maioria, esta foi a primeira visita à Usina. Outros já haviam estado na empresa, mas para algum trabalho em um setor específico. A secretária Cleusa Cândido, que está no Grupo Colorado há mais de 30 anos, esteve na Usina há duas décadas, e mal pode acreditar na evolução das estruturas nas últimas décadas e se emocionou.
Os colaboradores voltaram para Orlândia valorizados, acolhidos e com a certeza de que fazem parte da empresa.