Seguindo uma tradição mantida pela empresa há mais de duas décadas, cerca de 60 profissionais da Usina Colorado, entre coordenadores, supervisores, encarregados e líderes participaram das reuniões para o estabelecimento das Metas para o período: a 42a safra da empresa.
A reunião aconteceu nos dias 18 e 19 de abril na sala de treinamento Luís Renato Zulato. A participação ativa e o engajamento das lideranças deram o tom ao encontro.
“Durante os dois dias de reunião, priorizamos a definição de metas realizáveis para a próxima safra de cana-de-açúcar, com base em ações tangíveis e estratégias específicas para alcançar nossos objetivos. Cada setor teve a oportunidade de discutir e propor ações, levando em consideração os desafios identificados e as soluções necessárias para superá-los.”, destacou o coordenador de Recursos Humanos do Grupo Colorado, José Antônio Pimenta, que participou da reunião.
As metas estabelecidas contribuem para que os líderes possam entender, em números, a evolução na condução da safra. Na Usina Colorado, as metas descrevem os objetivos da organização e são compartilhadas por todos os colaboradores.
O coordenador informa que o acompanhamento das metas é realizado de forma contínua e os resultados são divulgados diariamente para todos os setores da empresa. “Asseguramos a transparência por meio de relatórios que produzimos e comunicações periódicas, que são enviadas aos gestores pelas suas áreas e também disponibilizadas em murais estrategicamente posicionados na empresa.” destaca Pimenta.
A prática permite que cada colaborador tenha acesso fácil e constante às informações sobre o desempenho das metas, incentivando a responsabilidade coletiva pelo alcance dos objetivos alcançados. Há, ainda reuniões bimestrais para apresentações e compartilhamento dos resultados alcançados.
“Acreditamos que essa abordagem, envolvendo metas concretas, divulgação regular de resultados e apresentações bimestrais, contribuem para um acompanhamento próximo e efetivo das metas estabelecidas, incentivando as equipes a se empenharem para alcançar resultados cada vez melhores. Estamos confiantes de que, juntos, venceremos os desafios e alcançaremos o sucesso desejado na próxima safra de cana-de-açúcar.”, conclui o coordenador.
Entre os líderes, a opinião unânime é de que o clima favorável favorecerá a colheita desta safra 2023/2024.
O coordenador Eli Norberto Ferreira ressaltou a prioridade que a empresa atribui à segurança no processo de produção, protegendo a vida e a saúde de todos que trabalham.
O coordenador de manutenção industrial Carlos Aléssio defendeu a importância da busca permanente pela inovação, do estímulo à adoção de novos indicadores e da prática do benchmarking para traduzir as tendências do setor.
Para o coordenador Paulo Fagundes: “nossos colaboradores foram treinados, já estão preparados e em perfeita sinergia com as tecnologias embarcadas nos novos transbordos, caminhões de vinhaça e equipamentos. Nosso desafio, como gestores será o de qualificar cada vez mais as pessoas para que extraiam desses equipamentos o máximo que possam proporcionar”, detalhou.
O coordenador industrial Paulo Carvalho falou sobre a importância da união de toda a Usina em torno das metas estabelecidas: “somos uma empresa agroindustrial. O açúcar, etanol e energia são feitas no campo. Há uma relação direta entre cliente fornecedor. Cada setor deve fazer sua melhor entrega, qual a melhor forma de atender seu cliente.”





























