Skip to main content

 

Os dias 30 de setembro e 9 de outubro foram datas especiais para 63 alunos de escolas da rede oficial de Ensino de Miguelópolis, do Distrito de São Benedito da Cachoeirinha  do município de Ituverava e de Orlândia.  Foram dias dedicados à educação e ao desenvolvimento sustentável proporcionado pela Usina Colorado que recebeu os grupos de estudantes da rede oficial de ensino. As visitas fazem parte do Programa Educando para o Futuro, uma iniciativa de Responsabilidade Social desenvolvida pela Usina em torno de 30 anos com o objetivo de apresentar a escolares o compromisso do agronegócio com a produtividade, a eficiência e a sustentabilidade, o cuidado com o meio ambiente e com as pessoas.

Alunos da rede oficial de ensino têm a oportunidade única de conhecer o sistema de produção da cana, da lavoura à indústria, interagir com profissionais da empresa e participar de visitas guiadas. Muitos desses alunos têm pais, avós ou irmãos trabalhando na Usina e, ao retornarem para casa, compreendem melhor o papel estratégico do agronegócio para o desenvolvimento do país.

Imersão no Ciclo da Cana e Plantio Simbólico

No dia 30 de setembro pela manhã, a Usina recebeu 24 alunos do 4º ano da EMEB Professora Maria Peralta Cunha, e à tarde, 12 alunos do 5º ano da EMEF Francisco Borges Trajano. O foco era vivenciar o conteúdo de Ciências sobre a cana-de-açúcar e sua transformação em produtos valorizados, sustentáveis e que abastecem o Brasil e o mundo.

EMEB Professora Maria Peralta Cunha

EMEF Francisco Borges Trajano

 

A jornada de conhecimento começou com a palestra da supervisora de Comunicação e Responsabilidade Social, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho, que detalhou os projetos sociais e reforçou o valor do selo Empresa Amiga da Criança. Em seguida, a engenheira de Alimentos Letícia Queli Garcia explicou o processo industrial.

O tour incluiu visitas à Biblioteca Engenho do Conhecimento e ao Parque Industrial, guiado pelo técnico de segurança Reginaldo da Silva Domiciano, que fez paradas estratégicas na moenda para mostrar a força da operação. A visita da EMEB Professora Maria Peralta Cunha culminou com um momento simbólico em homenagem ao Dia da Árvore: o plantio de três árvores na área de reflorestamento da usina, com a orientação da equipe de jardinagem.

A professora Alessandra Garofo Cunha Moisés resumiu a experiência: “A visita à usina foi maravilhosa, com certeza ficará para sempre na lembrança dos alunos.” A professora Erika José Alves dos Santos reforçou que a visita “simplesmente fez com que os alunos vivenciassem o que aprenderam em sala de aula.”

Em 9 de outubro, a Usina Colorado recebeu 27 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Objetivo de Orlândia, com idades entre 13 e 14 anos, acompanhados pelos professores Karen Ferracini e Otávio Eduardo da Silva e pela coordenadora Marilan Nogueira Mieli Contiero.

A agenda do dia começou com a explanação completa sobre o Grupo Colorado, abordando os pilares social, econômico e ambiental.

Em seguida, o engenheiro químico e supervisor de Qualidade Reginaldo Barbosa conduziu uma palestra detalhada sobre o funcionamento da Usina, explicando o complexo processamento da cana-de-açúcar e sua transformação em produtos de alto valor, como açúcar, etanol e bioenergia.

Os participantes das três visitas receberam folheto do PAME (Plano de Auxílio Mútuo em Emergências) e conheceram as ações da empresa em reflorestamento e combate a incêndios, temas fundamentais para a sustentabilidade do setor.

O ponto alto da visita foi o reconhecimento dos participantes. As palavras de surpresa e admiração, como “isso aqui é tudo de bom, nunca esperei isso de uma usina, grandiosidade, organização”, refletiram o impacto da experiência. A visita, guiada pelo técnico de segurança Reginaldo Aparecido Domiciano, incluiu um tour de ônibus com paradas estratégicas no Parque Industrial.

A surpresa final ficou por conta da Biblioteca Engenho do Conhecimento: “Nunca imaginei que uma usina teria uma biblioteca.” Este espaço, que promove a cultura e o desenvolvimento, reforça a mensagem de que “informação é conhecimento, e exige dedicação e tempo”, alinhando o avanço tecnológico da Usina com o desenvolvimento intelectual de seus colaboradores e consolidando a imagem do Grupo Colorado como uma organização que preza pela excelência operacional e pelo desenvolvimento humano.

“O Programa Educando para o Futuro é a materialização do compromisso do Grupo Colorado em formar profissionais e cidadãos conscientes sobre a importância da sustentabilidade na construção do amanhã. Temos muito orgulho de desenvolvê-lo”, destaca Maria Inês.

 

Ir para o conteúdo