Skip to main content

PAME

Combate a Incêndio

A Usina Colorado e CEM colhem 100% da área de lavoura de cana-de-açúcar sem emprego do fogo desde a safra 2013/14. O setor sucroenergético adaptou a estrutura de produção para moer a cana crua, por isso, incêndios em canaviais trazem prejuízos às usinas e aos produtores rurais, colocam em risco a vida e a saúde das pessoas, dos animais domésticos e da produção, além do enorme prejuízo à fauna e a flora, aumentando ainda mais os riscos de acidentes nas estradas e estações de energia; ou seja, é um efeito em cadeia, prejudicando até o funcionamento de hospitais e aeroportos.

A maior parte dos incêndios nas lavouras ocorre nos períodos mais secos do ano e tem diversas origens: nas áreas próximas às rodovias, estradas rurais e ferrovias; locais que tenham acesso fácil da população no interior de áreas verdes e matas ciliares, tais como: parques, casas de veraneio, ranchos, etc…

Os incêndios são na maioria causados pelo ser humano por negligência, descuido ou ato criminoso, provocados por lançamento de bitucas de cigarro, fogueiras, limpeza de terrenos, soltura de balões, lixos em geral as beiras de matas, curto-circuito em redes de energia rurais, entre outros.

Para proteger as áreas de lavoura, a integridade das pessoas e das propriedades, combatendo e prevenindo a ocorrência de incêndios, a Usina Colorado uniu-se às demais unidades sucroenergéticas da região de Guaíra (Usinas Alta Mogiana e Usina Guaíra) e, em parceria com as Polícias Militar e Ambiental, Corpo de Bombeiros, associações e organizações da sociedade civil, estruturaram o Plano de Auxílio Mútuo em Emergências – PAME para ações de combate e prevenção ao fogo criminoso ou acidental.

O PAME mantém equipes brigadistas e caminhões-tanque, além de realizar a limpeza dos aceiros para evitar que os focos se alastrem para as áreas de vegetação nativa.

Monitoramento

A Usina Colorado mantém câmeras instaladas em torres em pontos estratégicos nos canaviais, para garantir maior e melhor cobertura de visibilidade de toda a área. Mantém os pontos de estacionamento fixo dos caminhões bombeiros para deslocamento estratégico por região.
As propriedades são monitoradas 24 horas por dia via sistema de câmeras digitais de longo alcance, capaz de obter imagens em tempo real a distância de até 50 quilômetros.

O sistema adotado permite que as câmeras retornem as cenas e aproximem a imagem de um determinado ponto toda vez que notar alteração da paisagem, o que ajuda a identificar a causa dos eventuais incêndios e a ocorrência de atos criminosos.

Contato com os produtores rurais

A Usina Colorado, por meio das equipes do PAME, realizou o levantamento e cadastrou a presença de mais de 3.400 moradias rurais em meio e ou adjacentes às lavouras de cana de açúcar. Assim, está apta a emitir sinal de alerta aos moradores da região sobre riscos e propagação de incêndio, formando uma grande rede de conscientização e prevenção.

O PAME sensibiliza as pessoas, por meio do trabalho de educação ambiental sobre a importância de sua participação na prevenção e combate a focos de incêndio.

(17) 3331-9193

(17) 3330-3444

(16) 3810-1345

logo grupo colorado

Administração
Rua Dois,149, Caixa Postal 52
CEP: 14620-000 – Orlândia/SP
Tel: (16)3820.3099 | (16)3820.3000
 grupocolorado@colorado.com.br

Denúncias e Ouvidoria do Grupo Colorado
www.contatoseguro.com.br/grupocolorado

0800 810 8409
App: Google Play e App Store (Contato Seguro)

Receba o InfORM

    Desenvolvimento: Fábrica da Palavra

    Pular para o conteúdo