Skip to main content

Emiliane Marcelina Gaia, de 21 anos é a primeira mulher a assumir a função de Auxiliar, no setor de Manutenção Automotiva da Usina Colorado, que até então contava exclusivamente com a presença de colaboradores do sexo masculino em seu quadro. Ex-funcionária de outra empresa, ela ingressou  na  Usina Colorado em agosto de 2024. Emiliane, passou por treinamentos básicos de manutenção de veículos oferecidos pela Usina Colorado e seu desempenho poderá determinar, no futuro, oportunidades de crescimento profissional.

“A colaboradora tem demonstrando um desempenho adequado, é dedicada, e leva a sério o trabalho que vem se desenvolvendo, requisitos que demonstram que, independentemente do sexo, são atributos de um bom profissional. Temos observado que a acolhida dos colaboradores do setor tem sido excepcional. A tratativa se dá entre colegas de trabalho. Aqui ela tem oportunidades”, afirma o gerente de Manutenção Automotiva da Usina Colorado, José Roberto Ferreira da Fonseca.

Emiliane é símbolo do novo tempo que está se iniciando para as colaboradoras do Grupo Colorado. Um tempo marcado por oportunidades iguais, desenvolvimento profissional e mais autonomia para as mulheres. O objetivo é o de aumentar a presença feminina em funções que, anteriormente, eram ocupadas exclusivamente por colaboradores do sexo masculino.

São mulheres que têm passado por uma verdadeira transformação em suas vidas, passando a atuar em áreas consideradas mais desafiadoras. Para isso, elas contam com características como, foco, determinação, amor pelo que fazem e o desejo de uma vida melhor.

“Na safra 2024, dando continuidade ao processo de expandir a presença de mulheres na Usina Colorado em setores nos quais as atividades eram exercidas somente por homens, contratamos mulheres para função de Balanceira. O setor Balança quantifica a cana-de-açúcar, nossa matéria-prima, ao chegar para o processo de produção de etanol, açúcar e energia. Foi um sucesso a chegada delas na equipe. A recepção e a adaptação foram muito tranquilas e os colegas acolheram de forma madura e extremamente profissional. Eles entenderam que não existe disputa entre homens e mulheres no ambiente de trabalho, e sim a presença de profissionais capacitados para realizarem uma excelente entrega das atividades atendendo prazos e metas.”, destaca Fátima Ferraz, supervisora da Balança de Cana e do Laboratório de Controle de Qualidade da Matéria-Prima.

“As mulheres, estão cada vez mais buscando conhecimento para atender exigências da rotina de trabalho, inclusive superando obstáculos da força física, com uma disciplina admirável. Buscando cada vez mais inserção no mercado de trabalho, vai se tornando comum mulheres eletricistas, taxistas, mestres de obras, na linha de grandes montadoras de veículos, pilotas de aeronaves, em todos setores da segurança pública e em muitas outras profissões. Esta evolução desperta cada vez mais nas mulheres o desejo de realizar seus sonhos, alcançando maior poder aquisitivo e buscando a realização pessoal e profissional.”

Fátima Ferraz, supervisora Balança de Cana e do Laboratório de Controle de Qualidade da Matéria-Prima.

“Trabalhar no setor da balança está sendo uma experiência incrível. No começo fiquei um pouco tímida e insegura, pois é a primeira vez que trabalho em um setor que só tem homens. Com o tempo e com o acolhimento e respeito que tive de minha equipe. esse sentimento passou. É gratificante o que a Usina Colorado está fazendo, dando oportunidade, mostrando que nós mulheres temos capacidade de exercer a função. Estou muito feliz por ter tido a oportunidade no mercado de trabalho com a mesma igualdade de nossos colegas homens. Nosso setor é de extrema responsabilidade, já que é a Balança de Cana que quantifica a matéria-prima que é processada diariamente no período de safra. Agradeço a Deus, em primeiro lugar, e à Usina Colorado pela oportunidade de estar nessa renomada empresa e, especialmente, nessa função. Me sinto orgulhosa de fazer parte do time.

Jéssica Karine Santos Leitão, 28 anos

“Este tem sido um ano com experiências incríveis, pois os parceiros de trabalho contribuíram muito no meu desenvolvimento com os ensinamentos, gentileza e acolhimento, de forma profissional e com muito respeito. É uma experiência nova para um setor onde trabalhavam somente homens. A inclusão de mulheres na balança de cana, está trazendo resultados positivos, já que as mulheres podem exercer as mesmas funções que homens. Temos os mesmos objetivos, que é fazer nosso trabalho corretamente. Estou grata pela oportunidade.”

Giseli Aparecida Pinto Sampaio, 36 anos

Capacitação oferecida pela Usina Colorado transforma a vida de mulheres

Iniciado em 19 de fevereiro, o Curso de Aprendizagem em Mecânica de Manutenção de Máquinas Agrícolas e Veículos Pesados, realizado em parceria pela Usina Colorado e Senai, recebeu 16 alunos, seis dos quais, do sexo feminino. A definição dos alunos que serão efetivados pela empresa após o término do período de aprendizagem, dependerá do desempenho nas aulas que se encerrarão em dezembro de 2025.

O programa consiste em formar profissionais para realizar a manutenção em máquinas agrícolas e veículos pesados, aplicando o Plano de Manutenção, seguindo normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança no trabalho, de preservação ambiental, e procedimentos e metas da empresa.

Pular para o conteúdo