Reestruturação da Sogube é determinante para o futuro de Guaíra

Por 20 de dezembro de 2019 dezembro 30th, 2019 Acontece na Colorado, Na cidade

Presidida pela diretora de Responsabilidade Social do Grupo Colorado, Josimara Ribeiro de Mendonça, a nova diretoria supera dificuldades financeiras da entidade, honra compromissos e recoloca a Sogube na rota do desenvolvimento, recuperando a capacidade de prestar bons serviços à comunidade guairense, atuando pela inclusão social de crianças e adolescentes.

Em 2019, 240 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 14 anos foram atendidos pela nova Sociedade Guairense de Beneficência, uma das mais antigas entidades do terceiro setor de Guaíra, e que há dois anos é presidida pela diretora de Responsabilidade Social do Grupo Colorado, Josimara Ribeiro de Mendonça, a frente de um conselho atuante.
O potencial de trabalho da Sogube foi reforçada pela gestão empreendedora e comprometida com o fortalecimento da entidade. E os resultados do último ano de trabalho são palpáveis, graças à capacidade de envolver e engajar a comunidade, os colaboradores e os próprios alunos nos rumos da entidade.

Capacitando pessoas
A Sogube atuou fortemente por meio do Núcleo de Qualificação do Adolescente, que desenvolve o Programa de Qualificação Profissional financiado pela Diretoria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Município de Guaíra, atendendo 110 adolescentes no ano de 2019 em cursos de Mercado de Trabalho e Empreendedorismo, Recepcionista no Geral, Auxiliar de Escritório e Informática
Financiado pela Usina Colorado, o Programa Educação para o Trabalho – PET Novas Conexões do Senac atendeu a 24 adolescentes. Já o Programa Jovem Agricultor do Futuro, financiado pelo Senar, Sindicato Rural de Guaíra, com apoio da APAE e Prefeitura atendeu também a 24 adolescentes.
Em 2019 a Sogube promoveu ainda o Programa Crescendo e Empreendendo do Sebrae atendendo a 100 jovens e o Curso INDICAM do Senar em parceria com o Sindicato Rural de Guaíra voltado a alunos da rede oficial de ensino.
Duas turmas de alunos, que somaram 24 jovens cursaram as aulas do Projeto Mecânico de Bombas, Motores, Compressores e Equipamento de Transmissão do Senai financiado pela Diretoria de Desenvolvimento Econômico e Turismo Prefeitura de Guaíra em parceria com a Usina Açucareira Guaíra.
Vale destaque pelo pioneirismo da iniciativa o Projeto Capacitação Social financiado pela Usina Colorado em parceria com a APAE de Miguelópolis atendendo 6 pessoas com deficiência e preparando-as para o mercado de trabalho.

Mercado
A Guarda Mirim Professor Arlindo Alves alcançou destaque graças ao recrutamento de adolescentes concluintes de cursos do Núcleo de Qualificação para o mercado de Trabalho. Atualmente há 140 jovens aguardando por uma oportunidade de trabalho e outros 104 adolescentes trabalhadores já inseridos no mercado ocupando vagas oferecidas por organismos públicos e privados no município.

Apoios
Nesse ano, as parcerias trouxeram recursos importantes para a Sogube, como a estabelecida com Furnas que proporcionou o valor de R$ 15.000,00 para a compra de ar condicionado para os ambientes da instituição, além de Instrumentos de Percussão para os projetos.
Colaboradores da Barenbrug, empresa cidadã, realizaram ações de manutenção na entidade estimuladas pela organização que doou as horas de trabalho dos seus voluntários.
Graças a eventos como a II Feijoada do Coração no Grêmio Colorado e a Campanha de Páscoa Fazer o bem É delicioso #amomaisquechocolate, a Sogube levantou recursos para dar continuidade da reforma da Sala de Percussão com o recurso da I Feijoada do Coração.
Novos uniformes foram distribuí-dos para as crianças e adolescentes do Serviço Comunitário de Fortalecimento de Vínculos e adquiridos com o recurso da Campanha

Comunidade
A Sogube está ainda mais presente na vida da cidade. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV financiado pela Diretoria de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social da Prefeitura desenvolveu grupos coletivos socioeducativos e oficinas de dança, como a oficina Sogubatuque, oficina de capoeira, oficina de Muai Thay. Um dos principais eventos realizados foi o encontro Cuidar de Quem Cuida com as famílias e a comovente participação desfile cívico do município.
Também foi marcante a programação do Mês da Consciência Negra no município em conjunto com a Diretoria de Cultura e Secretaria Municipal de Educação e Assistência, somando vozes pela inclusão e pela fortalecimento da identidade dos afrodescendentes.
A Sogube participou com bastante representatividade na Capacitação dos conselhos do Senac financiado pelo Instituto CPFL para um total de 10 municípios, tendo Guaíra como sede.
Também participou do Seminário Sustenta Habilidade da Ação Social Cooperada realizado em Ribeirão Preto e da capacitação com o Terceiro Setor realizado pela Prefeitura de Guaíra.

Esportes e Cultura
Graças à parceria com Projeto Fábrica de Esporte nas modalidades de Vôlei, Futsal, Basquete e Judô, os jovens atletas puderam participar de eventos esportivos no município e nos eventos regionais e troca de faixas de Judô no Grêmio Colorado.
O estímulo à prática esportiva para os assistidos fica evidente por meio de parcerias com Projeto Mais Esporte Guaíra nas modalidades de Basquete, Vôlei e futsal e com o Tênis Guaíra Clube para aulas de tênis com o instrutor Erik Gallo para quatro alunos assistidos pela Sogube.
Com o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, a Sogube firmou parceria para oferecer aulas de Balet e assegurar a participação dos atendidos na apresentação cultural Descobertas de Pinóquio. Os adolescentes da Sogube participaram do Projeto Retratos da Terra realizado no IORM.
Muito diálogo e entendimento também deram o tom do último ano na entidade, com a realização das Conferências Internas com as crianças e adolescentes do Serviço Comunitário de Fortalecimento de Vínculos e também com as Famílias que contaram com um espaço de troca e acolhimento.

 

 

depCOM Grupo Colorado

Autor depCOM Grupo Colorado

Mais posts de depCOM Grupo Colorado

Deixe uma resposta