Skip to main content

 

Nesta quarta-feira, 5 de junho, a Usina Colorado recebeu com entusiasmo a visita de 19 alunos do 5º ano da Escola Municipal Maria Peralta Cunha, de Miguelópolis (SP), acompanhados pela professora Érika José Alves dos Santos. A atividade faz parte do projeto “Educando para o Futuro”, desenvolvido há mais de três décadas pela empresa, com o objetivo de aproximar os estudantes do universo da cana-de-açúcar, mostrando todo o seu ciclo produtivo – do campo ao produto final: açúcar, etanol e energia elétrica.

A visita teve como propósito reforçar, na prática, os conteúdos trabalhados em sala de aula na disciplina de Ciências, especialmente o tema “matéria-prima” e a transformação da cana-de-açúcar em produtos e subprodutos.

Os estudantes foram recepcionados no Escritório Central pela Supervisora de Comunicação e Responsabilidade Social do Grupo Colorado, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho, que deu as boas-vindas e acompanhou a programação.

Logo após, a assistente industrial de processos, Letícia Queli Garcia conduziu uma palestra educativa e dinâmica sobre o processo produtivo da cana, explicando de maneira acessível temas como produtos e subprodutos, citando vinhaça e torta de filtro. Também destacou as práticas ambientais da empresa, como o reaproveitamento da água no processo industrial e os diferenciais da cana como fonte de energia limpa e renovável.

Na sequência, Inês apresentou os projetos sociais desenvolvidos pela empresa, ressaltando a importância dessas ações para o futuro das crianças e de toda a região. Explicou por que a Usina é reconhecida como “Empresa Amiga da Criança” e destacou iniciativas ambientais, com destaque para o PAME – Programa de Auxílio Mútuo em Emergências. Essa ação conjunta das usinas Colorado, Alta Mogiana e Guaíra atua na conscientização, prevenção e combate a incêndios na lavoura. As crianças receberam panfletos informativos sobre o programa para levarem para casa e compartilharem com suas famílias.

Um dos momentos mais especiais da visita foi o passeio pela Biblioteca Engenho do Conhecimento, uma das primeiras bibliotecas implantadas dentro de um ambiente industrial. As crianças ficaram encantadas, especialmente aquelas que têm pais ou parentes que trabalham na Usina. A ideia de se associarem à biblioteca e levarem livros para casa empolgou a turminha!

Após o lanche, servido na área de vivência próxima à biblioteca o técnico de Segurança do Trabalho, Reginaldo da Silva Domiciano, apresentou sua função e destacou o compromisso da empresa com a segurança de seus colaboradores, e Em seguida, Reginaldo acompanhou o grupo em um passeio de ônibus pelo parque industrial, guiando os alunos pelo percurso da entrada da cana-de-açúcar na usina até sua transformação em produto final.

Para encerrar a manhã com chave de ouro – e em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente –, os alunos participaram do plantio de três árvores nas proximidades do reservatório de água. A atividade foi conduzida por Osmar Peres, com o apoio de Luciano Aparecido Alkimin e Leonardo Xavier de Camargo, que ensinaram como plantar corretamente e explicaram a importância das árvores para o meio ambiente. A ação despertou entusiasmo e senso de pertencimento nas crianças, que participaram com alegria e dedicação.

A visita foi marcada por muita curiosidade, envolvimento e comportamento exemplar. A Usina Colorado parabeniza a professora Érika, a equipe da Escola Maria Peralta Cunha e os alunos pela postura, inteligência e participação.

Investir em educação é acreditar no futuro. E o projeto “Educando para o Futuro” segue cumprindo sua missão de semear conhecimento, despertar consciências e fortalecer laços entre empresa, escola e comunidade.

Ir para o conteúdo