Skip to main content

A Usina Colorado, uma das unidades sucroenergéticas mais representativas do país, recebeu a visita de 52 alunos do curso de Geografia da Universidade de São Paulo (USP) da capital, que cursam a disciplina de Geografia Agrária. A visita, realizada no sábado, 14 de junho, se repete anualmente, a cada nova turma do curso e reforça a posição da Usina Colorado como referência em suas operações, servindo como campo de estudo para a compreensão aprofundada do desenvolvimento da agricultura moderna e da integração dos processos agrícola e industrial.

Sob a coordenação da Profa. Dra. Valéria de Marcos, do Departamento de Geografia da FFLCH USP, o trabalho de campo teve como objetivo discutir o avanço do modelo de produção agrícola do setor sucroenergético. A escolha da região de Guaíra, que se destaca na produção de cana-de-açúcar, permitiu aos estudantes e à docente uma imersão nos aspectos que impulsionam essa expansão.

A agenda técnica da visita ofereceu uma perspectiva abrangente das operações da Usina Colorado. Os alunos, dotados de equipamentos de proteção individual, como óculos, perneira e colete, iniciaram o dia com a observação da colheita mecanizada, acompanhados pelo gerente de Motomecanização, Rafael Alves Luvezuti; pelo supervisor de Colheita Mecânica, Cesar Yamane e pelo supervisor de Tratos Culturais, Franco Kage Gonçalves. Na sequência, no Escritório Central, Rafael Luvezuti detalhou o processo agrícola, desde o preparo do solo até o envio da cana colhida, que é a matéria-prima que abastece a indústria.

Após um breve intervalo para lanche, a engenheira de Alimentos, Letícia Queli Garcia, assistente Industrial de Processo da Usina Colorado, apresentou palestra sobre o funcionamento da Usina, abordando o processamento da cana-de-açúcar e sua transformação em produtos essenciais como açúcar, etanol e bioeletricidade. A relevância dos projetos sociais e o impacto econômico do Grupo Colorado na região foram apresentados pela supervisora de Comunicação e Responsabilidade Social, Maria Inês Guedes Moreira de Carvalho.

Durante a visita, os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer o  trabalho da Usina Colorado junto ao Plano de Auxílio Mútuo em Emergência –  PAME, que objetiva ações estratégicas de prevenção e combate  de incêndios em áreas agrícolas e naturais e a cooperação interinstitucional como pilares para mitigar os riscos do fogo para a vida, para a saúde humana, para as lavouras e para as propriedades.

O encerramento da experiência ofereceu aos estudantes visita de ônibus ao parque industrial, guiada pelo técnico de segurança Reginaldo da Silva Domiciano. Os alunos puderam visualizar as etapas de produção da indústria e a sinergia entre as áreas. Registros fotográficos foram feitos em pontos estratégicos, marcando a importância da jornada de aprendizado.

“A parceria contínua com instituições de ensino como a USP demonstra o compromisso do Grupo Colorado com a disseminação do conhecimento e a contribuição para a formação de profissionais que compreenderão o setor sucroenergético em sua totalidade – desde as técnicas de manejo e processamento até os desafios e perspectivas futuras, e o papel da cultura da cana e da Usina no desenvolvimento regional.”, destaca Inês.

“Gostaria de destacar a importância da visita na formação dos futuros professores da rede básica de ensino e, quiçá, de ensino superior no futuro, e em especial agradecer a forma sempre muito atenciosa e gentil com que somos recebidos desde a primeira visita, que ocorreu em 2010. Desde esse período, visito a Usina Colorado e sou testemunha da preocupação que ela tem com o uso racional e sustentável dos recursos, o investimento em tecnologias e formação profissional que otimizam o processo produtivo ao mesmo tempo em que garantem a sustentabilidade ambiental e a qualidade de trabalho para os trabalhadores envolvidos, sem falar nas obras e projetos sociais que causam um impacto significativo na sociedade local. Posso dizer, inclusive, que fiz amigos e sou muito grata por essa a abertura e parceria. Os alunos do primeiro ano já esperam ansiosos pelo campo que torna real as questões discutidas em classe. Agradeço assim à Usina Colorado em nome de Maria Inês, Rafael Luvezuti, Cesar Yamane, Franco Gonçalves, Leticia Garcia e Reginaldo Domiciano por mais esta oportunidade. Até o próximo ano!”, destaca a Profa. Valeria de Marcos.

 

Ir para o conteúdo