Skip to main content

Inspirar as futuras gerações, promovendo uma verdadeira imersão em sustentabilidade, é o propósito do Programa “Educando para o Futuro”, desenvolvido pelo Grupo Colorado. Em um movimento que reforça o compromisso com a educação, a Usina Colorado recebeu 21 alunos do 2º ano do Curso Técnico em Administração da Escola Willian Amin, de Miguelópolis, acompanhados pelas professoras Adriana Gimenez e Mariana Colmanette.

Há mais de duas décadas, o “Programa Educando para o Futuro” fomenta o conhecimento sobre a produção sustentável e a relevância econômica do setor sucroenergético na região.
A jornada dos estudantes começou com uma calorosa recepção da supervisora de Comunicação e Responsabilidade Social do Grupo Colorado, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho, que apresentou o impacto social e econômico do Grupo, destacando a atuação da empresa sob os pilares de ESG (Environmental, Social, and Governance) e a promoção da qualidade de vida.

A imersão prosseguiu com uma detalhada explanação de Letícia Queli Garcia, assistente industrial de Processo da Usina Colorado. De forma clara e didática, Letícia apresentou o processo de transformação da cana-de-açúcar em produtos de alto valor agregado, como açúcar, etanol e energia limpa.

Após um lanche no acolhedor espaço da Biblioteca, os alunos e professoras puderam explorar a Biblioteca Engenho do Conhecimento, um acervo de saber disponível para colaboradores e seus dependentes, onde foram recebidos pela assistente de Biblioteca, Cláudia de Sousa Moura Silva. Em sua fala, Cláudia incentivou os jovens a escolherem livros alinhados às suas paixões ou ao momento que estão vivendo, sugeriu o uso de pequenas recompensas — como algo que gostam de fazer — para estimular a leitura, e destacou a importância de compartilhar o conhecimento adquirido, transbordando-o em suas conversas e relações.

Os estudantes também visitaram a Biblioteca Engenho do Conhecimento, onde foram recebidos pela assistente de Biblioteca, Cláudia de Sousa Moura Silva. Em sua fala, Cláudia incentivou os jovens a escolherem livros alinhados às suas paixões ou ao momento que estão vivendo, sugeriu o uso de pequenas recompensas — como algo que gostam de fazer — para estimular a leitura, e destacou a importância de compartilhar o conhecimento adquirido, transbordando-o em suas conversas e relações.

A iniciativa alinha-se perfeitamente com os objetivos do curso técnico dos alunos, abordando diretamente temas como Introdução à Administração e Carreira e Competência para o Mercado de Trabalho, e reforça o posicionamento da Usina Colorado como uma referência em inovação, tecnologia e desenvolvimento humano no setor. “Proporcionar essa experiência prática é essencial para conectar a teoria de sala de aula com a realidade do mercado de trabalho, além de sensibilizar os jovens para a importância da bioenergia em nosso cotidiano. Nosso Programa Educando para o Futuro é um pilar da nossa responsabilidade social, investindo na formação dos líderes e profissionais de amanhã, que entendem a sustentabilidade como um valor intrínseco à produtividade”, destaca Inês.

Ir para o conteúdo